Cães ajudam médicos a detetar cancro no intestino com treino especializado
Sabias que os cães podem ser verdadeiros heróis na medicina?
No Reino Unido, sete cães estão a ser treinados para identificar cancro no intestino apenas através do cheiro de amostras de urina. Este projeto inovador pode revolucionar os métodos de diagnóstico precoce de doenças graves.
A "Medical Detection Dogs" está a liderar esta investigação e aproveita os superpoderes dos cães. Com o seu olfato apurado, os patudos conseguem detetar sinais de cancro no intestino com uma precisão impressionante e, assim, ajudam os médicos a diagnosticar a doença de forma rápida e não invasiva.
O treino consiste em jogos de deteção, nos quais os cães cheiram pequenas amostras de urina e indicam o resultado com sinais, como sentar ou ficar de pé. A cada resposta certa, o fiel companheiro é recompensado com biscoitos e muito carinho
Embora ainda em fase de testes, o projeto já demonstrou que os cães conseguem detetar outros tipos de cancro, como o da próstata e da bexiga. Os resultados finais do treino estão previstos para os próximos meses e prometem abrir novos caminhos no diagnóstico precoce.
Além de tumores, estes cães também são treinados para identificar outras doenças, como Parkinson. Com o seu faro apurado, estes amigos de quatro patas estão a transformar a medicina e a trazer novas esperanças para milhares de pacientes.
Mais como esta
Chuva sem tréguas leva rebanho a refugiar-se em paragem de autocarro em Arcos de Valdevez Reveladas as primeiras imagens da nova temporada de "White Lotus" Joana Santos conquista o mundo com mais um prémio internacional Chuva e vento forte: Tempestade Hermínia invade Portugal continental Já viste "Ainda Estou Aqui"? Porque é que Fernanda Torres quase nunca chora? Já viste a lista de nomeados dos Óscares? Vê aqui! Esquece os códigos de barras! Neste supermercado, só precisas de escolher e pagar O que é feito do rapaz do Kinder? Pequeno adepto do Celtic despede-se do clube adversário e o vídeo torna-se viral
Subscreve a newsletter RFM aqui!