Professora aposentada partilha o maior erro parental que viu durante a carreira

És pai? Vais querer ler este texto. Sem julgamentos, esta professora partilha o maior erro parental que assistiu ao longo da sua carreira e dá conselhos

RFM
RFM


Nada como um conselho de uma professora de ensino básico, aposentada, para te abrir perspetivas em relação à maternidade. Passam os dias com eles (crianças), acompanham o seu crescimento e, claro, conhecem bem os pais — seja através de reuniões, visitas de estudo ou daqueles telefonemas embaraçosos sobre o comportamento ligeiramente questionável dos filhos na sala de aula.


Foi por isso que uma antiga professora reformada decidiu partilhar a maior falha parental que viu ao longo da sua carreira. E não, não tem a ver com más notas, birras ou lanches mal planeados. O erro que mais a marcou foi este: os pais não aproveitavam os filhos. Como assim?

"Os miúdos são divertidos. Têm energia, criatividade e uma forma única de ver o mundo. Mas o que vi tantas vezes foram pais demasiado preocupados em moldá-los para serem ‘perfeitos’, esquecendo-se de simplesmente desfrutar da pessoa incrível que já têm à frente deles", partilhou a professora num vídeo.

E a verdade é que a infância passa num piscar de olhos. Num momento, estão a correr pela casa com um pijama do Homem-Aranha e, no seguinte, já pedem boleia para sair com os amigos e só comunicam por emojis. Os pais estão tão ocupados com horários, regras e obrigações que se esquecem de rir das piadas sem sentido, entrar no jogo imaginário do momento ou simplesmente abraçar aqueles pequenos seres barulhentos e maravilhosos.

Claro que educar não é só diversão — há limites, responsabilidades e longas batalhas para fazer os miúdos comerem algo que não seja massa com ketchup. Mas, no meio disto tudo, é essencial não perder o encanto de os ver crescer, descobrir e até fazer disparates (alguns, vá).




A RFM perto de ti