Papa Francisco morre aos 88 anos: uma vida dedicada à fé

O mundo despede-se do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos. Conhecido pela sua humildade e dedicação, o pontífice argentino deixa um legado marcante na história da Igreja Católica e no mundo

Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves


O Papa Francisco faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 88 anos, deixando a Igreja Católica e milhões de fiéis em todo o mundo de luto. A notícia da morte foi confirmada pelo Vaticano, num comunicado.


"Esta manhã, às 07:35 (06:35 em Lisboa), o bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja", anunciou o cardeal Kevin Farrell no comunicado.


A última vez que Papa Francisco surgiu em público foi neste domingo de Páscoa, na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para conceder a habitual benção "Urbi et Orbi".

Além de ter desejado "Feliz Páscoa" para os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, Papa Francisco passeou ainda no papamóvel.


O pontífice argentino, que liderava a Igreja desde 2013, enfrentou vários problemas de saúde nos últimos anos e, recentemente, foi hospitalizado devido a uma bronquite.


Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa das Américas e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo, ficou conhecido pelo seu carisma, humildade e dedicação aos mais desfavorecidos. O Papa Francisco ficou marcado por uma abordagem próxima e humanitária e um forte apelo à paz e à justiça social.


Nos últimos anos, Francisco lidou com algumas complicações de saúde, incluindo dores intensas nos joelhos e ancas, uma inflamação no cólon e até uma cirurgia para tratar uma hérnia. A sua mobilidade estava cada vez mais reduzida, levando-o a recorrer frequentemente a uma cadeira de rodas.


No dia 14 de fevereiro, o Papa Francisco foi internado na sequência de uma bronquite: "(...) no final das audiências, o Papa Francisco internou-se na Policlínica Agostino Gemelli para realizar alguns exames de diagnóstico necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, ainda em curso, em ambiente hospitalar", anunciara o Vaticano, citado pela "ANSA".


A notícia da sua morte marca o fim de uma era e dá agora início ao processo de escolha do próximo líder da Igreja Católica. Nos próximos dias, prestaremos homenagem ao Papa que conquistou o coração do mundo com a sua mensagem de amor, humildade e esperança.




A RFM perto de ti