Espera! Não entregues já o teu IRS

Começa hoje, 1 de abril, o prazo para entregares a tua declaração de IRS e termina no dia 30 de junho. Mas se já estás a pensar submeter o teu IRS, eis as razões para não o fazeres já

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Submeter a declaração de IRS nos primeiros dias pode parecer uma boa ideia para receber o reembolso mais rapidamente, mas especialistas alertam que essa pressa pode trazer riscos. Segundo o Contas Poupança, da SIC, é recomendável esperar pelo menos uma semana ou mais, pois o programa informático do IRS pode sofrer alterações que impactam o valor final.


Nos primeiros dias de submissão, a Autoridade Tributária analisa as declarações iniciais e pode identificar erros no sistema. Assim, quem entrega logo a declaração acaba por ser uma "cobaia" desse processo, correndo o risco de receber um valor incorreto.

Como evitar problemas na declaração de IRS

Os especialistas aconselham:
- Realizar a simulação, mas aguardar antes de submeter;
- Esperar até, pelo menos, 15 de abril para minimizar riscos;
- Verificar todas as deduções e benefícios aplicáveis;
- Consultar um contabilista em caso de dúvidas.

Datas importantes do IRS 2025

Para evitar esquecimentos, estas são as principais datas do IRS em 2025:


- 1 de abril a 30 de junho: Período para entrega da declaração de IRS;
- Até 31 de julho: Envio da Nota de Liquidação do IRS e prazo limite para reembolso;
- Até 31 de agosto: Prazo final para pagamento de imposto adicional ao Estado.

A paciência pode ser uma aliada na hora de tratar do IRS. Esperar um pouco pode evitar dores de cabeça e garantir que recebas o valor correto sem complicações. Não é garantido que esperar mais dias te possa fazer ganhar mais dinheiro, mas pelo menos sabes que a probabilidade de o sistema informático da Autoridade Tributária estar mais atualizado é maior.




A RFM perto de ti