Campo de Flores - tradições, hino e um pinhal que não se esquece
Situado no Lazarim, Caparica, o colégio Campo de Flores é uma das instituições de ensino de maior prestigio no concelho de Almada.
Fundado por Maria Helena e Ricardo Almeida, abriu portas em 1967 e estava longe de ter a dimensão que tem hoje. Começou com 150 alunos e contava apenas com as classes pré-primária e primária.
Na gestão e direção estão, atualmente, dois dos filhos dos fundadores. E, da pré-primária ao secundário, a população escolar supera os 1100 alunos.
Mas, não é só de ampliações e modernizações que vive este colégio. O Campo de Flores é riquíssimo em tradições.
É praticamente impossível falar do Campo de Flores sem falar do Hino:
“No nosso colégio
Nós somos as flores
Uma nova vida
Que aguarda o porvir…”
Se tal como a Carolina Camargo também estudaste no Campo de Flores de certeza que sabes o resto da canção.
E, se tal como a Carolina, passaste por lá antes de 1998 também andaste fardado! A verdade é que na altura ela não achava grande graça à farda, contudo, hoje recorda-a com uma imensa saudade.
Quem por lá passou conhece bem os cantos à casa e sabe que este colégio tem espaços que quem vê de fora nem imagina. Um deles o famoso pinhal. Impossível também esquecer as festas de encerramento do ano letivo!
Pelo seu carisma, pelas suas tradições, pelo seu grau de exigência, pelos professores e funcionários, quem por lá passou não o esquece e recorda o colégio com carinho e saudade.
Mais como esta
O liceu mais antigo de Portugal. Conheces? Liceu de Gaia, nº 2 ou Almeida Garrett? Andaste lá? No Liceu de Santarém eras do pátio par ou do ímpar? De "Liceu de Beja" a Escola Secundária Diogo Gouveia Escola Secundária (Liceu) Camões. Uma verdadeira instituição. Escola Eugénio dos Santos... é a tua? Secundária do Seixal ou Dr. José Afonso. Para sempre a Escola das Cavaquinhas Escola Matias Aires ou Mira Sintra. Conheces?
Subscreve a newsletter RFM aqui!