Porque é que a fila do lado anda sempre mais do que a minha? Há estudos que explicam este fenómeno
É sensação ou é um facto que a fila, na qual estamos, de carro ou a pé, é mais lenta do que a do lado?
Sabes as filas para entrar nos festivais de música? E as filas das caixas de supermercado? E as filas no trânsito? E, agora, que estás provavelmente de férias e há filas para tudo?
Detestas filas e nunca sabes qual escolher? A do lado anda sempre mais!? E porque é que não aguentas e mudas para a fila do lado e depois é esta que fica parada?
É apenas uma sensação ou é mesmo um facto que a fila, na qual estamos, de carro ou a pé, é mais lenta do que a do lado?
E continua a ser sensação ou é mesmo um facto que, ao trocarmos de fila, a nova, que andava mais rápido, passa a mais lenta?
Qualquer um de nós tem esta perceção que chega quase a ser um dilema!! Escolho a fila A ou a B? Bolas, fui para a A e a B está a andar mais!
E há pessoas que ainda fazem outra coisa. Quando chegam a um local com filas e são mais do que um - sejam dois amigos ou amigas, um casal ou pai/mãe e um filho ou mais -, um deles vai para uma fila e o outro para outra fila. Quando percebem qual é a fila que se despacha mais rápido, o da fila mais lenta junta-se ao da fila que anda mais depressa!
Porque temos “aversão ao último lugar”. Dizem estudos feitos na Universidade de Harvard, nos EUA, que o ser humano repudia “primitivamente” ficar em último. Isto acontece mesmo inconscientemente!
Observou o estudo que as pessoas, quando se colocam numa fila, a pé ou de carro, ficam, ao fim de uns minutos, impacientes pelo tempo que julgam que a espera vai levar. Então começam a mudar de fila. O resultado é que a mudança de fila, ou até várias mudanças de fila, acabam por fazer com que a pessoa perca mais tempo do que se, simplesmente, permanecesse na fila inicial.
Tudo por causa da tal “aversão ao último lugar”, um desconforto inconsciente semelhante, segundo os estudiosos, a ter más notas na escola ou o ordenado mais baixo da empresa.
O que recomenda o estudo para evitar o desconforto a-minha-fila-anda-menos-do-que-a-do-lado,-por-isso-vou-mudar-de-fila?
1 – Não olhes para o andamento da outra fila. Ignora-a, simplesmente, como se houvesse apenas uma fila única: a tua!
2 – Entretém-te a conversar com quem está à tua frente ou atrás de ti
3 – Escolher a fila mais à esquerda. Porquê? Porque a maioria das pessoas são destras e, dizem os cálculos matemáticos, têm tendência a escolher também a fila da direita. Se fores para a da esquerda, és capaz de ter mais sorte!
Ahhh... e quando há senhas para as filas, o que fazemos? Olhamos para elas, na mão, dezenas ou mesmo centenas de vezes, como se esse espreitar do "nosso" número estimulasse o avanço da fila. :)
Bebé comove internet ao tentar falar com os avós surdos. Usou as mãos para conversar Dudas de um hombre, o novo podcast Ana Garcia Martins arrasa manias de alguns pais nos verões dos anos 80 e 90 "Que barulho é este, na RFM?" Vale mais de 48 mil euros! Vê aqui os palpites errados! Os semáforos vão ter uma quarta cor? É possível! Casal limpa lixo junto à sua casa e acaba multado em mais de 1400 euros Jovem mete baixa para ir de férias mais cedo…, mas não corre como planeado Funcionária da limpeza entra em emissão em direto para… trabalhar “Está a chegar a minha primeira série internacional”. Sara Matos leva talento nacional além-fronteiras Richard Gere de férias nos Açores com a família Porque é que o bocejo se pega? Elton John esteve numa sapataria em França e o dono acusa-o de fazer chichi para uma garrafa