Qual é a origem do dia da mãe?
A ideia de dedicar um dia a todas as mães nasceu nos Estados Unidos, mas este é um dia transversal a muitas culturas e assinalado em todo o mundo
Todos os dias são dias de mimar as mães.
De lhes darmos atenção, amor, carinho e tempo e também de receber, se és mãe. Este ano, o Dia da Mãe é domingo, 5 de maio.
A história conta-nos que este dia surgiu, pela primeira vez, nos Estados Unidos, através de Ann Reese Jarvis que lançou um movimento, em 1907, para criar o “dia nacional das mães.”
A ideia, que aconteceu no aniversário da morte da sua própria mãe e que começou a ter expressão na sua cidade, Grafton, em Filadélfia, tomou grandes proporções rapidamente. Nos anos seguintes, o estado de Filadélfia já comemorava o "dia nacional das mães" e, em 1911, a data estendeu-se a toda a América.
Em 1914, o presidente Woodrow Wilson, após se ter apercebido da luta de Ann, instituiu o dia da mãe como celebração nacional no segundo domingo de maio, tal como acontece no Brasil, Austrália, Canadá, Dinamarca, Itália, Japão, Turquia, entre outros países.
À semelhança de Portugal, também os habitantes de Espanha, Angola, Cabo Verde, Hungria, Lituânia e Moçambique celebram o dia da mãe no primeiro domingo de maio, enquanto a Argentina assinala este dia, no terceiro domingo de outubro.
Se, atualmente, costumamos mimar as nossas mães - ou ser mimadas - no primeiro domingo de maio, durante anos, a data que assinalava o dia da mãe era 8 de dezembro, o dia da Imaculada Conceição. Isto porque, "na década de 1950, a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o dia da mãe em Portugal, fixando-o a 8 de dezembro", de acordo com a Renascença.
Só que o "aproveitamento comercial da data" levou a que a Conferência Episcopal Portuguesa fizesse um pedido de alteração da data. E foi por isso que, pouco tempo depois, o dia da mãe passou a ser celebrado, inicialmente, no último domingo de maio, um mês que está muito ligado a Maria.
No entanto, tal como a Renascença deu conta, citando José Ribeiro da Cruz, do secretariado nacional do Apostolado dos Leigos e da Família, "como no último domingo de maio ocorrem com frequência a solenidade de Pentecostes ou a da Ascenção, foi pedido que o dia da mãe se fixasse no primeiro domingo de maio, no qual, pelo calendário litúrgico, não ocorre nenhuma festa de especial importância".
E assim permanece até hoje!
Há muitas datas e diferentes celebrações que se fazem para agradecer a dedicação e o amor que as mães dão e não nos podemos esquecer que é importante mimá-las TODOS OS DIAS!
Prémios RFM. Estes são os músicos que vão tocar ao vivo para ti! Ser influencer em Espanha só com 300 mil euros de faturação anuais. Governo regula atividade e proíbe alguns conteúdos Pai mostra a cara sem barba à filha de 4 anos e reação ternurenta inunda as redes sociais 18 anos depois, é encontrado pato de borracha que se perdeu numa corrida Golden Retriever entrega alianças em casamento e o momento vai alegrar o teu dia Geração Z é menos feliz e muito por causa disto Sabias que desistir pode ser considerado uma coisa saudável? "Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados Tipo crónica com Duarte Pita Negrão: Ministério do TikTok