Na noite de São João, no Porto, há horário específico para o lançamento dos balões
E AINDA A HISTÓRIA DAS CASCATAS SANJOANINAS NA NOITE DE SÃO JOÃO
Hoje a noite é de São João que é festejado em várias cidades e vilas de Portugal. É certo que as atenções estão postas na noite de São João, no Porto, onde se fazem cascatas sanjoaninas e se lançam balões.
Este ano, porém, há um horário específico para o lançamento de balões, na Invicta, é entre 21:45 horas de hoje, de dia 23 de junho, e a 01:00 da manhã de dia 24, dia de São João. Fora deste horário não é permitido lançar os famosos balões de São João.
Diz a canção que o São João é bem bonito e que não há nenhum assim, com os seus caracóis de ouro e o seu cordeirinho ao pé. Diz também que as moças são ainda mais bonitas na noite de São João e que basta um balão para brincar.
As moças são continuar bonitas e a cidade do Porto enche-se de balões de São João (dentro do horário estabelecido), de martelos ou “alhos-porros” e de cascatas sanjoaninas.
Fazem-se cascatas sanjoaninas em homenagem ao São João.
As cascatas são habitualmente feitas na rua e são construídas conforme a criatividade, o tempo e a “paciência” de cada um ou de cada grupo de vizinhos ou de amigos.
A cascata sanjoanina consta da construção de uma “aldeia”, numa espécie de encosta, em declive, cheia de pequenas casas, com uma cascata de água e várias figuras que representam profissões e, naturalmente, o São João.
Diz-se que a tradição apareceu no século XVII e pode ter surgido do hábito de montar presépios.
Ou seja, tal como no Natal se constroem presépios em casa, também por altura do São João se “pegou” no presépio e se fez a substituição das figuras de José, Maria, o Menino Jesus, os reis magos e os pastores pelas figuras do dia-a-dia daquele tempo: a lavadeira, a leiteira, o soldado, o pastor, o pescador, o moleiro e outras figuras de profissões que, agora, já não existem. Também se colocavam os animais que andavam, naqueles tempos, pela cidade como como burros, ovelhas, bois e cavalos.
Na cascata é imprescindível, e sempre em lugar de destaque, a figura do São João que deve encimar a cascata sanjoanina.
A presença da água e do São João estão ligados ao batismo de Jesus por São João Baptista.
Relembrada a história e a origem das cascatas sanjoaninas, viva o São João!
Feliz São João para o Porto, para Almada e para todas as vilas, aldeias e cidades onde se celebra, dia 24 de junho, este Santo bonito... bem bonito que ele é!
RFM Sem Olhar a Quem: 28 horas de emissão em nome da acessibilidade à cultura RFM SOMNII 2023 e as acessibilidades para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida As acessibilidades para peregrinos com deficiência na JMJ de Lisboa Luís Montez implementa nos seus festivais Bilhete de Acompanhante para pessoas com deficiência Ao Café da Manhã da RFM, Maria João Bastos revelou: "Apontaram-me uma arma" Cão emociona a internet ao recusar-se a abandonar campa do dono