Cyberbullying aumentou com a pandemia e a maioria dos agressores mostrou-se indiferente
29,4% DOS AGRESSORES MOSTRARAM-SE INDIFERENTES AO SOFRIMENTO CAUSADO
Partilha de fotografias íntimas, insultos ou ameaças na internet. O Cyberbullying é uma realidade e está a aumentar com a pandemia, segundo um estudo realizado pelo ISCTE.
Durante os meses de confinamento - março a maio - mais de 60% dos estudantes portugueses foram vítima de cyberbullying. “Milhões de crianças e jovens ficaram afetadas pelo fecho de escolas durante o confinamento, passando a ter aulas e a socializar mais online, deixando-as mais vulneráveis e expostas a serem vítimas de cyberbullying” explica Raquel António, investigadora do ISCTE e responsável pelo estudo, ao Público.
No estudo participaram 485 alunos do ensino básico, secundário e superior de todos os distritos do país. E os resultados mostram que os estudantes LGBTI e com rendimentos familiares mais baixos foram os principais alvos de ataques.
O que mais surpreende neste estudo são as respostas dos autores dos ataques. 41% dos participantes deste estudo admitiram já terem agredido alguém online e 29,4% mostraram-se indiferentes ao sofrimento causado e 9,1% declararam mesmo ter sentido alegria. Apenas 16% admitiram sentir culpa.
E a razão que os levou a praticar cyberbullying? “Por brincadeira”, confessaram 41,1% dos inquiridos. 23,9% disseram que foi por vingança e 10,2% fizeram-no para se afirmarem perante os colegas.
O estudo alerta para a criação de medidas que permitem aumentar nos jovens a consciência “de que aquilo que eles escrevem nas redes sociais tem impacto nos outros”.
“É necessária uma cultura de promoção de empatia e de denúncia de conteúdo abusivo para prevenir situações de bullying online” conclui Raquel António.
Mais como esta
Depressão Bárbara provoca cheias e estragos em Portugal Ninguém se indignou no Dia Europeu do Combate ao Tráfico de Seres Humanos Estes dois pratos portugueses estão na lista dos 100 melhores do mundo Ordem dos Médicos abre processo contra “Médicos pela Verdade” Presidente Marcelo foi levar a vacina da gripe e a Internet reagiu assim Prepara o guarda-chuva: Chuva forte coloca cinco distritos sob aviso vermelho Parlamento Europeu quer o fim de estágios não remunerados
Subscreve a newsletter RFM aqui!