Empresa portuguesa "Fruta Feia" vence prémio europeu
POR SEMANA, A "FRUTA FEIA" EVITA O DESPERDÍCIO DE 15 TONELADAS DE FRUTA E LEGUMINOSAS
“Gente bonita come fruta feia”. Foi com base nesta premissa que nasceu, em 2013, a Fruta Feia. Este projeto compra diretamente aos agricultores os produtos rejeitados pelos supermercados e vende-os aos consumidores em pontos de entrega.
E o melhor: por semana, a Fruta Feia evita o desperdício de 15 toneladas de fruta e leguminosas; em seis anos, foram poupadas duas mil toneladas de alimentos.
Pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, a Fruta Feia foi distinguida, esta quarta-feira, com o prémio LIFE para o Ambiente da União Europeia (UE), o mais popular entre o público.
A Fruta Feia conta com 250 produtores e seis mil consumidores, que recolhem os seus cabazes de frutos e vegetais em 12 pontos de entrega no país.
O mundo está cada vez mais alerta para o desperdício alimentar. Por ano, são desperdiçados aproximadamente 1 trilião de alimentos em todo o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, acabar com este desperdício permitiria preservar alimentos suficientes para alimentar 2 biliões de pessoas - mais do dobro do número de pessoas subnutridas em todo o mundo.
Em Portugal, têm nascido cada vez mais projetos que pretendem acabar com este mal maior. E todos ficamos a ganhar: evitamos o desperdício, o ambiente agradece, os produtores também e os consumidores idem.
Mais como esta
Vamos evitar que a comida vá para o lixo? Várias portagens do país vão reduzir de preço Novas Medidas: Proibida a circulação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro Miguel Coimbra dos D.A.M.A. testa positivo para a Covid-19 Ana Gomes Living: top 5 dicas para comer mais vegetais Estudantes universitários com Covid-19 realojados em quartos sem condições
Subscreve a newsletter RFM aqui!