A vila de Rabo de Peixe, localizada na ilha de São Miguel, nos Açores, está nas bocas do mundo graças à série da Netflix, que já é um enorme sucesso!
O nome desta pequena vila piscatória já navega mundo fora, uma vez que, em poucos dias, a série portuguesa entrou para o top 10 mundial da plataforma de streaming.
A história de um navio que transportava meia tonelada de cocaína e que naufragou, perto da vila açoriana, foi o mote para esta série de ficção criada por Augusto Fraga, também ele açoriano.
A equipa envolvida e os atores que deram vida às personagens elevaram esta história ao ponto de criar uma série, que agarrou milhares de espetadores ao ecrã. Nela, não faltam ação, emoção, crime, mistério, reviravoltas, suspense e tudo aquilo que é preciso para uma série se tornar viciante.
Atracadas à série "Rabo de Peixe", as atenções viraram-se para a vila piscatória e para muitos locais que serviram de cenário aos planos, aventuras e desventuras de Eduardo, Sílvia, Rafael e Carlinhos.
Se a segunda série portuguesa da Netflix te abriu o apetite para conheceres a ilha de São Miguel, aqui tens alguns locais que surgiram no grande ecrã, de acordo com um artigo escrito pelos RandomTrip.
As ruas de Rabo de Peixe
A primeira localização teria de ser, sem sombra de dúvidas, Rabo de Peixe.
A vila, que dá nome à série, é onde vivem os quatro protagonistas e onde se gravaram várias cenas iniciais. É também por lá que se localiza o videoclube "America", onde Sílvia, personagem interpretada por Helena Caldeira, trabalha e também onde os amigos se reuniram algumas vezes.
Porto Formoso
Logo no primeiro episódio, o momento em que a droga dá à costa e centenas de moradores acorrem à praia para ir buscar as embalagens passa-se em Porto Formoso, uma freguesia também do munícipio de Ribeira Grande, que fica a 18 quilómetros de Rabo de Peixe.
É neste porto onde acontecem algumas das cenas mais marcantes e que mais reviravoltas dão à série, como o momento em que é detido o traficante da mafia italiano, Francesco Bonino, interpretado por Marcantónio del Carlo, e ainda onde Eduardo e Rafael fogem da vila na sua embarcação.
É em Porto Formoso que também foi gravada a primeira cena da série, onde o padre da igreja tem uma overdose durante uma missa. Trata-se da Igreja da Nossa Senhora da Graça, que, além dessa primeira cena, é o local onde Carlinhos tem uma conversa (e até algo mais!) com o padre António e também onde é sequestrado pelo mafioso italiano Monti.
Farol do Arnel
Quem ficou colado à série gostou, provavelmente, do tiroteio que aconteceu entre os escandinavos Magnussons, Arruda e os seus "homens". Tudo aconteceu no Farol do Arnel, o mais antigo dos Açores, instalado em 1876.
Foi com este farol como cenário que os escandinavos se aperceberam de que foram enganados por Arruda, que lhes entregou embalagens com farinha e açúcar, em vez da tão desejada droga, e também em que a personagem interpretada por Albano Jerónimo soube que tinha sido traída pela própria filha, por Eduardo, Bruna, Ian e ainda pelo seu súbdito Zé dos Frangos.
Caldeira da Lagoa das Furnas
Por falar em Zé dos Frangos, o homem que anda constantemente às ordens de Arruda, protagonizou uma das cenas mais difíceis de gerir da série "Rabo de Peixe".
Vidrado pela possibilidade de ter sido enganado e com uma vontade de se vingar, a personagem interpretada por Albano Jerónimo levou Zé dos Frangos e empurrou-o "para dentro de uma das fumegantes caldeiras vulcânicas das Furnas".
As caldeiras da Lagoa das Furnas são "autênticas cozinhas naturais onde é preparado um famoso prato da ilha: o cozido das furnas", tal como escreveram os RandomTrip.
Hotel Monte Palace
Entre muitos outros locais pelos quais as gravações da série "Rabo de Peixe" passaram, destacamos o Hotel Monte Palace.
Foi o primeiro hotel de 5 estrelas dos Açores e esteve em funcionamento entre 1989 e 1990. Com uma vista incrível para a Lagoa das Sete Cidades, a unidade hoteleira declarou falência um ano e meio depois de abrir.
Atualmente, restam apenas as ruínas deste imponente hotel, que serviram de cenário a uma das últimas cenas da série. Foi neste hotel que Eduardo salvou Carlinhos das mãos do italiano Monti e também onde a polícia o tentou capturar.
Só que, no final, saiu tudo ao contrário...
A série "Rabo de Peixe" terminou com muitas pontas soltas e com mais história para contar e é por isso que a Netflix decidiu renová-la para uma segunda temporada.
E, tal como deu a conta a plataforma de streaming, "a travessia ainda não acabou"...