É consensual que o Dia da Mulher é celebrado todos os dias. Certo é que existe um dia apenas dedicado ao sexo feminino!


Ainda antes de o dia 8 de março ser dedicado ao Dia Internacional da Mulher, a luta de várias trabalhadoras por direitos iguais aos dos homens já marcava o panorama internacional.



O início da luta


No final do século XIX, as mulheres começaram a sair à rua para protestarem contra as 15 horas de trabalho diárias e os salários baixos que tinham.


No dia 8 de março de 1857, um grupo de mulheres que trabalhava na indústria têxtil, em Nova Iorque, organizou uma marcha para exigir melhores condições de trabalho, a jornada diária reduzida para 10 horas e direitos iguais para homens e mulheres.


Cinquenta e um ano depois, a 8 de março de 1908, um outro grupo de trabalhadoras em Nova Iorque decidiu escolher o mesmo dia para avançar com uma greve em que exigia o fim do trabalho infantil e o direito de votar.


O primeiro dia dedicado à luta destas trabalhadoras e aos seus direitos surgiu um ano depois para homenagear essa mesma greve.


A luta e a reivindicação por direitos iguais estenderam-se a todo o mundo. Os Estados Unidos foram os pioneiros a assinalar este dia quando a 28 de fevereiro de 1909 instituíram o Dia Nacional da Mulher. No ano seguinte, seguiu-se a Copenhaga, onde na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, foi aprovada a proposta para seguir o exemplo norte-americano.



O incêndio que marcou o Dia Internacional da Mulher


Associado a este dia e a esta luta que se tem tornado cada vez mais universal, há ainda uma outra data importante. A 25 de março de 1911, 146 mulheres dos 500 trabalhadores morreram num incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova Iorque. Muitos dizem que as mulheres, algumas com 14 anos, estavam trancadas num nono andar, onde acabaram por morrer queimadas ou da queda, depois de se atirarem pelas janelas.


O sucedido chocou os norte-americanos que começaram a protestar contra a falta de condições de trabalho das mulheres. Nos dias que se seguiram, aconteceram manifestações de apoio e abaixo assinados, que exigiram condições de segurança no trabalho.



O reconhecimento e as celebrações


Apesar de o dia 8 de março ter ficado marcado por uma tragédia, foi a luta por direitos iguais e a reivindicação por melhores condições de trabalho que levou a que as Nações Unidas elegesse a data como o Dia Internacional da Mulher, em 1975. No entanto, somente em 1979 é que foi aprovada a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.


Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países. Em Portugal, não se sabe ao certo quando é que o Dia Internacional da Mulher foi instituído, mas não deixes passar esta data em branco. Mima as mulheres da tua vida especialmente neste dia, mas sem esquecer os que se seguem!