Sabes que a inteligência artificial está a atingir proporções desmedidas quando vês notícias como esta. Quando se usa a imagem e voz de alguém, sem o seu consentimento, para promover um produto.


Foi o que aconteceu à jornalista da CNN Portugal Isaura Quevedo, que viu a sua imagem ser usada para promover um jogo que promete revolucionar o entretenimento e dar dinheiro.


No anúncio, Isaura Quevedo surge a apresentar mais um jornal e a ler uma peça sobre este jogo revolucionário, que diz que é patrocinado por Cristiano Ronaldo.

"O jogo onde todos podem ganhar. O jackpot cresce a cada semana e já atingiu os 100 milhões de euros", ouve-se Isaura Quevedo a dizer no anúncio. Só que tudo isto se trata de uma manipulação perfeita feita através da inteligência artificial.


A jornalista mostrou-se indignada no Twitter: "Infelizmente este scam ganhou proporções desmedidas. Venho mais uma vez esclarecer que estas publicidades são falsas. Nunca gravei nada deste género. Isto é naturalmente manipulado com inteligência artificial. Tão assustador que a 'minha' voz está absolutamente idêntica".


A internet reagiu com incredulidade perante a precisão do vídeo gerado por IA. "É assustador", lê-se num dos comentários.


A linha entre a ficção e a realidade está a tornar-se cada vez mais ténue e todos podemos ser vítimas desta trama, seja enquanto utilizadores ou vítimas, como é o caso de Isaura Quevedo.