Os diretos são uma verdadeira adrenalina. E isso pode ser bom, porque há quem não consiga viver sem este sentimento, mas também pode ser desafiante e abrir espaço para momentos como este: uma gafe em direto.


Não podemos mudar o que foi dito em direto, mas podemos sempre apresentar uma justificação. Foi isso mesmo que João Pereira, jornalista no Porto Canal, fez. Depois de se ter tornado viral, por ter dito, em direto, "Lusiédas" em vez de "Lusíadas", João Pereira apanhou a onda viral do fenómeno e justificou-se num vídeo partilhado no Instagram do Porto Canal.


"O experiente ‘pivot’ de informação acabou por ser “fintado” pelo teleponto, num momento de pressão, em que a exigência da tarefa levou a que fossem apenas os olhos a ler o que estava escrito, sem haver espaço para a racionalização de algo que é de conhecimento geral", escreveu o canal na descrição da publicação.


Claro que João Pereira sabe que se diz "Lusíadas" e não "Lusiédas", mas naquele momento, no meio de um direto, deixou-se levar pela adrenalina e acabou por cometer a gafe.

O importante é assumir o erro e ter muito poder de encaixe.