A história da Academia Em Movimento é mais do que dança; é um testemunho emocionante de superação, inclusão e paixão pela arte. Fundada em 2021 por Maria Manuela Mendes, conhecida como Mané, a academia tem como lema levar o movimento do corpo a todos, independentemente de idade, género ou habilidades.
A turma de dança contemporânea adaptada da Academia deu que falar na noite deste domingo, no Got Talent Portugal. Composta principalmente por bailarinos com trissomia 21, entre os 18 e 53 anos, esta turma brilhou no palco do programa e não só conquistou Filomena Cautela, que se emocionou com a atuação deles, como também não deixaram Inês Aires Pereira indiferente, que acabou por lhes dar o tão cobiçado botão dourado, que os catapultou diretamente para as galas ao vivo.
A missão da Academia Em Movimento vai além do simples ensino de dança. Mané, com formação em Ciências do Desporto, acredita que a dança é uma expressão universal que deve estar acessível a todos. E, por isso, decidiu levar esta turma especial ao Got Talent Portugal, para que todos ficássemos a conhecer estas histórias inspiradoras.
A atuação ao som de "Unstoppable", "Imparável" em português, da cantora Sia, foi surpreendente e de arrepiar! Ver estes bailarinos a superarem-se ao lado da mestre é verdadeiramente inspirador. A escolha da música não foi deixada ao acaso. "Queríamos passar uma mensagem que é muito importante para nós: somos fortes, temos lugar na sociedade e queremos afirmar que somos capazes e que somos todos iguais, independentemente da nossa condição", descreve Mané à NiT.
Mané revela que a próxima atuação se concentrará na individualidade e capacidades únicas de cada bailarino, reforçando a mensagem de que todos, independentemente das limitações, podem dançar.
Esta edição do Got Talent Portugal está a dar que falar com tanto talento que tem pisado aquele palco. São já vários os botões dourados que fazem parte da história deste programa.
(Imagens: Youtube)