Ter uma refeição sozinho é considerado um ato de amor-próprio, mas para os restaurantes pode ser visto com uma perda de lucro.
Imagina um cliente sentar-se numa mesa de quatro lugares. O restaurante em vez de servir quatro refeições, serve apenas uma e isso pode ser considerado pouco lucrativo. Por outro lado, também pode ser visto como pouco ético a recusa de uma refeição num restaurante só porque um cliente se apresenta sozinho.
Se isto já alguma vez te aconteceu, fica a conhecer os teus direitos. Afinal, quem tem razão?
Segundo a DECO PROteste, citada pelo Notícias ao Minuto, os restaurantes não têm o direito de te recusar uma mesa disponível só porque estás sozinho. No máximo, podem sugerir alternativas, como sentares-te no balcão, mas a escolha final está sempre nas tuas mãos e tens todo o direito de recusar a proposta. Aqui, aplica-se a máxima de que o cliente tem sempre razão.
A DECO PROteste salienta que mesmo que um cliente sozinho possa ocupar um espaço que poderia acomodar mais pessoas, privá-lo desse direito pode ser considerado discriminação. Afinal, todos merecem o seu momento à mesa, independentemente do número de comensais.
Se te deparares com esta situação peculiar, não temas! Podes apresentar uma reclamação através do "portal Reclamar da DECO PROteste", denunciando potenciais violações dos teus direitos enquanto consumidor. Além disso, tens a opção de recorrer diretamente à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ou de preencher o livro de reclamações, seja no formato tradicional ou eletrónico.
Ter uma refeição sozinho é bom e recomenda-se. Não há nada melhor do que desfrutares da tua própria companhia e, se for com um prato delicioso à frente, melhor.