A história de Rita Piçarra é única e verdadeiramente inspiradora. Numa sociedade que vive cada vez mais para o trabalho, em que a idade da reforma está mais próxima dos 70 do que dos 60, Rita Piçarra decidiu mudar o rumo da sua vida e tomar uma decisão inédita: reformar-se com apenas 44 anos.
A morte precoce dos pais levou-a a tomar esta decisão e a deixar de viver para o trabalho. Depois de um caminho e carreira conquistados a pulso, Rita Piçarra decidiu largar tudo e aproveitar a vida.
Durante mais de 20 anos, Rita enfrentou extremos, assumiu vários cargos, passou por cinco países em seis cidades diferentes e culminou na posição de diretora financeira da Microsoft Portugal. Segundo conta numa entrevista ao podcast "O CEO é o limite", do Expresso, Rita Piçarra começou no mundo da auditoria, onde trabalhar era a regra, e foi na Microsoft Portugal que passou 18 anos, sempre com o objetivo de alcançar o cargo de diretora financeira, meta que conseguiu com muito esforço e dedicação.
Se te estás a perguntar como é que isto é possível, Rita decidiu detalhar toda a sua experiência num livro, "A Vida não Pode Esperar". As duas palavras de ordem que podes retirar do percurso da Rita é: poupar e investir. Infelizmente, esta realidade não é possível a todos os que trabalham em Portugal e que usufruem de salários que mal dão para cobrir as despesas diárias.
Rita Piçarra está ciente do seu privilégio e sabe que trabalhar fora de Portugal lhe permitiu criar uma boa almofada financeira. Também é verdade que começou a trabalhar neste plano com apenas 20 anos e assim orientou toda a sua carreira e trabalho intenso.
Em entrevista ao Expresso, Rita revelou como sempre direcionou a sua carreira para não depender de uma entidade terceira para o seu sustento. Ela sempre quis ser dona do seu próprio tempo. Agora, que está oficialmente reformada, Rita Piçarra está pronta para aproveitar a vida ao máximo.
(Imagens: Reprodução TVI)