Portugal mostra estar em força nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e, após a ginasta Filipa Martins ter feito história na competição e se ter apurado para a final na modalidade que acontece esta quinta-feira, dia 1 de agosto, a judoca Patrícia Sampaio atingiu outra meta.
Patrícia Sampaio, natural de Tomar, derrotou a chinesa Zhenzhao Ma e está nas meias-finais de -78kg. A atleta derrotou a adversária em apenas 49 segundos de combate, por ippon.
Para quem não sabe o que significa, ippon “(…) ocorre quando o oponente cai com as costas no chão logo após um movimento perfeito, quando é imobilizado por 20 segundos, por estrangulamento ou chave de articulação”, de acordo com a RTP Ensina.
A destreza de Patrícia Sampaio foi logo visível na primeira ronda, frente à queniana Zeddy Cherotich, onde precisou de apenas 20 segundos para vencer a adversária.
A atleta portuguesa garantiu também um Diploma Olímpico e ainda derrotou a francesa Madeleine Malonga, uma vice-campeã olímpica, em apenas 57 segundos, e segue agora para as meias-finais frente à italiana Alice Bellandi e com os olhos postos no pódio.
A final está marcada para esta quinta-feira e acontece por volta das 16h18.
(Imagens: Reuters e iStock)