Os Xutos & Pontapés estão de parabéns! A banda que há 45 anos faz vibrar o coração dos portugueses está a ser homenageada de uma maneira muito especial. A Casa da Moeda decidiu lançar dia 4 de setembro uma moeda de 5 euros, com uma emissão de 30 000 unidades em cuproníquel, 3000 unidades em prata e 2000 em ouro, para os fãs que queiram guardar um pedacinho da história da música nacional no bolso.

A moeda cuproníquel entrou dia 4 de Setembro em circulação.



A RFM esteve dia 4 de Setembro, na Casa da Moeda, com os Xutos e Pontapés no lançamento desta moeda comemorativo. Numa sala cheia de coleccionadores, à conversa com Nuno Galopim, o curador desta coleção de moedas comemorativas dedicada à música e que já homenageou Zeca Afonso, os Xutos agradeceram msis este "carinho" dos portugueses.

Tim contou ainda a origem da imagem dos braços cruzados retratados na moeda, cruzados pela primeira vez por Ana Padrão, a atriz do vídeo de "Contentores" ao vivo, do grupo, registado em 1988.

No final, Teresa Lage falou com Kalú e com Tó Trips, o autor da moeda.

A poucos dias do encerramento da digressão dos 45 anos de carreira dos Xutos, Kalu falou ainda do concerto com que, dia 14 de setembro, no Queimódromo do Porto,os Xutos & Pontapés prestariam a sua primeira homenagem como grupo a Zé Pedro que nesse dia completaria 68 anos.

(Vê o video em baixo. Imagem de Vasco Cruz. Edição de Bárbara Afonso)


Xutos homenageados com moeda de 5 €! RFM esteve no lançamento.


A moeda "Xutos & Pontapés -Rock'Roll desde 1979" não é uma moeda qualquer! Foi desenhada por Tó Trips, guitarrista, (antigo integrante dos Dead Combo que já atuou com os Xutos & Pontapés) e designer gráfico já responsável por capas de álbuns dos Xutos, cenários de concertos e não só.

Com um valor facial de cinco euros, esta moeda é um tributo ao legado dos Xutos & Pontapés, carregando símbolos que representam a energia e a ligação única entre a banda e o público.

Numa das faces da moeda, está um "X", como símbolo icónico do grupo, na outra face, outro "X", mas este com um significado ainda mais especial: o gesto que os fãs fazem com os braços, em sinal de reconhecimento, durante os concertos épicos da banda. Se já foste a um espetáculo dos Xutos & Pontapés sabes bem do que se trata.



Podemos afirmar que esta é a moeda com mais rock and roll!



No seu instagram, a Casa a Moeda anunciou que o enorme interesse por estas moedas resultou dia 4 de setembro, numa grande afluência a todos os pontos de venda, tanto nas lojas físicas quanto online.

A distribuição das moedas foi feita da seguinte forma:

▪️ Acabamento Normal:
Banco de Portugal: 17 960 unidades
Lojas físicas INCM: 3800 unidades (às 16:00 h, 3014 já tinham sido trocadas; 786 ainda estavam disponíveis)
Loja online INCM: 2000 unidades (esgotadas às 13:21 h)

▪️ Prata proof:
Lojas físicas INCM: 820 unidades (às 16:00 h, 513 já tinham sido vendidas; 307 ainda estavam disponíveis)
Loja online INCM: 550 unidades (esgotadas às 15:40 h)

▪️ Ouro proof:
Lojas físicas INCM: 75 unidades (às 16:00 h, 15 já tinham sido vendidas; 60 ainda estavam disponíveis)
Loja online INCM: 100 unidades (às 16:00 h, 7 já tinham sido vendidas; 93 ainda estavam disponíveis)

Além disso, as moedas ficaram disponíveis hoje em diversas lojas especializadas em numismática por todo o país:

▪️ Acabamento Normal: 6240 unidades
▪️ Prata proof: 1630 unidades
▪️ Ouro proof: 325 unidades