Carminho anunciou, dia 8 de outubro, o lançamento do seu primeiro EP, gravado em coprodução com Steve Albini, no seu icónico estúdio “Electrical Audio”, em Chicago.
O EP inclui 4 músicas, uma das quais, "Os Argonautas", é cantada em dueto com o seu autor, Caetano Veloso.
Caetano lançou inicialmente esta música, em 1969, no seu terceiro álbum de originais.
Além de “Os Argonautas”, o novo EP de Carminho inclui ainda “Deixei A Minha Casa”, “Gota De Água” e “Não Olhes Para Os Meus Olhos".
Tudo começou num dia de folga, durante a terceira tour de Carminho pelos Estados Unidos, no outono de 2023, numa sessão de gravação no estúdio do produtor norte-americano Steve Albini.
Carminho conhecia o trabalho de Albini (que faleceu subitamente na primavera de 2024), como produtor de álbuns de artistas como The Pixies, PJ Harvey e Nirvana.
Aquela sessão, no dia 10 de outubro de 2023, para a qual Carminho tinha unicamente a expectativa de viver a experiência de trabalhar com Steve Albini e de gravar música pela primeira vez em fita, acabou por acrescentar um novo capítulo à sua carreira.
O dia foi passado a trabalhar com os seus músicos - usando instrumentos como o mellotron, o lap steel e a guitarra elétrica (que a fadista tinha acrescentado aos instrumentos tradicionais portugueses no seu álbum anterior, "Portuguesa") e com Steve.
E nesse dia acabaram por gravar as 4 músicas que compõem este EP.
O EP “Carminho at Electrical Audio” agora disponível em formato digital terá ainda uma edição em vinil, que estará disponível em novembro.
Carminho é uma das principais e mais influentes fadistas portuguesas, reconhecida pelo seu talento, notável voz e dedicação artística inabalável.
Com 6 álbuns aclamados pela crítica, que incluem duetos com os ícones brasileiros Milton Nascimento e Chico Buarque, galardoada com várias Platinas, nomeada para um Grammy Latino em 2023, e vencedora do Globo de Ouro para Melhor Atuação 2024, Carminho atuou ao lado dos Coldplay no concerto da banda em Coimbra, e protagonizou um momento único ao interpretar, no Parque Tejo, durante a Vigília da Jornada Mundial da Juventude, a sua composição original “Estrela”, para o Papa Francisco.
Além de tudo isto, a fadista participou no filme "Poor Things" de Yorgos Lanthimos, vencedor de vários Óscares, interpretando “O Quarto”, uma das músicas escolhidas pelo antigo Presidente americano Barack Obamana para a sua playlist de verão.