Telma Monteiro, grande figura do judo português, anunciou o fim da sua carreira desportiva esta segunda-feira, dia 9 de dezembro, num vídeo emocionante partilhado nas redes sociais. Aos 38 anos, a atleta, que colocou Portugal no mapa do judo internacional, despede-se das competições com a certeza de ter dado tudo.


"Termino a minha carreira exatamente como eu queria, com a sensação de que dei tudo o que havia para dar. Foi tudo como tinha de ser. Uma gratidão eterna", disse Telma Monteiro aos meios oficiais do Benfica.


A sua trajetória é impressionante: 94 medalhas, seis títulos europeus e inúmeras distinções em competições globais.


O canoísta português Fernando Pimenta foi uma das celebridades que reagiu à notícia e aproveitou o momento para dedicar algumas palavras de agradecimento a Telma Monteiro nas redes sociais: "Custa acreditar que mais uma das nossa lendas e exemplos termina a sua bonita Carreira desportiva. Deviam ser 'carreiras' eternas para nos continuar a dar alegrias".



Fim de uma era, início de outra

Agora, a atleta abraça o desafio de coordenar o judo no Benfica, prometendo continuar a inspirar e a formar novos talentos. Telma Monteiro encerra um capítulo brilhante, mas a sua história no desporto português está longe de acabar.



(Imagens: Instagram)