Se estás a sonhar com um Natal com neve ou uma Passagem de Ano com temperaturas amenas, é melhor ajustares as expectativas!
De acordo com os dados mais recentes da Meteored Portugal, Portugal continental e os Açores vão contar com um Natal e um Ano Novo marcados por tempo seco e frio. Um anticiclone da Europa Ocidental vai dominar o panorama, mantendo as temperaturas baixas e o céu limpo.
A boa notícia é que este anticiclone não trará chuva e o céu vai manter-se limpo. Para os próximos dias, incluindo a Véspera de Natal (terça, 24) e o Natal (quarta, 25), não são esperados aguaceiros nem queda de neve. No entanto, podes contar com geada em algumas zonas. Se fores passar o Natal fora da tua cidade, atenção ao gelo nas estradas.
As temperaturas mínimas vão descer a partir desta segunda-feira, mas nada drástico para te apanhar desprevenido. Mantém o casaco quente no roupeiro e talvez necessites de um cachecol quando saíres de casa. Em Lisboa, podes contar com 15 graus de máximas e 7 de mínima, 17 de máxima e 3 de mínima em Leiria, 16 de máxima e 8 de mínima no Porto e o Algarve com 17 de máxima e 9 de mínima.
Prepara-te para madrugadas geladas e tardes fresquinhas – um bom pretexto para chocolate quente e mantas à beira da lareira!
Se estiveres a pensar celebrar as festividades na Madeira, leva o guarda-chuva na mala. Prevê-se alguma precipitação para o arquipélago e vento forte. O clima ameno da região, no entanto, manter-se-á.
Quanto ao frio, este parece decidido a ficar. As primeiras semanas de janeiro deverão manter o registo gelado, sobretudo nas zonas mais interiores de Portugal. Se os planos incluem roupas leves para a Passagem de Ano, talvez seja melhor reconsiderares: o brilho das festas vai mesmo pedir casacos quentinhos e cachecóis.
Embora o Natal e o Ano Novo sejam épocas de aconchego, o frio e o nevoeiro podem impactar viagens e deslocações. Mantém-te atualizado com as previsões locais e adapta os planos para evitares surpresas desagradáveis. Se tiveres de ir um dia mais cedo para a vila da tua família, não vem nenhum mal ao mundo.
Prepara as luvas, o espírito natalício e o champagne para a entrada em 2025!