O nome de Arlindo Fagundes pode não ser familiar para algumas pessoas, mas de certeza que conheces e bem o seu trabalho. O artista ficou célebre ao fazer as ilustrações dos livros "Uma Aventura", que marcaram tantas gerações. Arlindo Fagundes partiu esta quinta-feira, em Braga, aos 79 anos.


Nascido em Fiscal, Amares, Arlindo Fagundes foi um verdadeiro cidadão do mundo artístico. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e, durante o período em que esteve exilado em França, aprofundou o seu amor pelo cinema, ao frequentar, segundo o jornal "O Minho", um curso de cinematografia em Paris. Mais tarde, tornou-se realizador e professor na Escola Profissional de Braga, partilhando o seu vasto conhecimento com os mais jovens.


Mas a arte de Arlindo não se limitava ao papel ou ao ecrã. Também se dedicava à cerâmica, estabelecendo uma oficina na vila de Prado, Vila Verde. Lá, criou uma série de bonecos de barro que conquistaram o público, celebrando o humor e a essência da vida quotidiana.

Com um percurso tão rico quanto diversificado, Arlindo Fagundes deixa uma marca profunda na cultura e nas artes portuguesas e marcou gerações com os livros "Uma Aventura".