És fã de café e não passas um dia sem ele? Então, aqui vai uma questão: a que horas bebes a tua primeira chávena? A ciência descobriu que, para aproveitar ao máximo os benefícios desta bebida tão amada, o timing faz toda a diferença!
Uma investigação da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, monitorizou os hábitos de 40 mil pessoas durante uma década e trouxe boas notícias para os fãs de café matinal.
Quem bebe café exclusivamente de manhã tem mais 16% de probabilidade de viver mais e 31% menos risco de desenvolver doenças cardiovasculares, quando comparado com quem não bebe café ou o consome ao longo do dia. Impressionante, certo?
E o porquê deste fenómeno? Segundo os investigadores norte-americanos, a resposta pode estar no impacto que o café tem nos nossos ritmos biológicos. Consumido à tarde, pode interferir com a produção de melatonina (a hormona do sono) e desequilibrar o ritmo cardíaco.
"Os nossos resultados indicam que não é apenas o facto de se beber café ou a quantidade que se bebe, mas a altura do dia em que se bebe café é que é importante", afirma Lu Qi, uma das autoras do estudo, citada na revista "Visão".
Por isso, aquele café de manhã não é só o teu melhor aliado para despertar: é também um escudo para a tua saúde a longo prazo. Já o café da tarde... talvez seja melhor pensares duas vezes antes de beberes mais uma chávena!
A mensagem dos especialistas é clara: aproveita o poder do café, mas com moderação e na hora certa. O teu coração (e talvez os teus anos de vida) agradecem!