Se já visitaste o Museu do Louvre, em Paris, sabes bem como é: um mar de telemóveis no ar, cotoveladas para chegar à frente e um vislumbre fugaz do rosto mais famoso do mundo. Mas isso está prestes a mudar! A Mona Lisa vai ganhar uma nova casa dentro do museu, num espaço construído especialmente para ela, longe da azáfama habitual.
O anúncio foi feito pelo presidente francês Emmanuel Macron, que revelou ainda um ambicioso plano de renovação do museu, que deverá estar concluído até 2031, avança a BFMTV.
O novo espaço dedicado à Mona Lisa será no pátio Cour Carrée, mas há um detalhe importante: para ver a obra-prima de Leonardo da Vinci, será necessário um bilhete específico, já que a visita deixa de estar incluída na entrada geral do Louvre.
O objetivo? Proporcionar uma experiência mais imersiva, sem o caos das multidões. A renovação do museu será financiada, em parte, pelo acréscimo no preço dos bilhetes para os visitantes de fora da União Europeia, já a partir do próximo ano.
O Museu do Louvre, que recebe atualmente cerca de 9 milhões de visitantes anuais, pretende aumentar esse número para os 12 milhões.