O músico, produtor musical e antigo jornalista da RFM deixou-nos, dia 4 de fevereiro, aos 59 anos, vítima de doença súbita.
Foram muitos os projectos de que fez parte e os espectáculos e discos que produziu!
Jornalista da RFM nos anos 90, época em que acumulava a função com a de músico dos UHF, Renato Júnior foi "um dos nossos" que, durante toda a sua carreira de músico e produtor, continuou sempre um amigo da RFM!
Natural de Lisboa, Renato estudou música na Academia de Amadores de Música, com formação em piano e clarinete.
Sempre ligado à música, esteve no lançamento de carreiras como a de João Pedro Pais, produzindo o seu primeiro disco “Segredos”, galardoado com disco de platina por vendas superiores a 40 mil unidades, e participando como músico e director musical nas digressões de João Pedro, durante 3 anos.
Ao longo da sua vida, Renato Júnior gravou, compôs e produziu ainda várias dezenas de discos e espectáculos de nomes como Simone de Oliveira, UHF, Susana Félix, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau, Rita Redshoes, Katia Guerreiro, Sofia Escobar, Antonio Zambujo, Camané e Ricardo Ribeiro, Martinho da Vila e Ney Matogrosso, entre muitos outros.
Como músico, Renato Júnior participou em largas centenas de concertos realizados dentro e fora do país.
Além disso, compôs e produziu para teatro, cinema, publicidade e televisão, nomeadamente para novelas como “Laços de Sangue” vencedora de um Emmy, “Perfeito Coração”, "Bem-vindos a Beirais", "Ilha das Cores" entre tantas outras.
Foi produtor musical da "Operação Triunfo" para a RTP e foi o português escolhido pela UEFA para, em conjunto com Nelly Furtado, compor a banda Sonora oficial do Euro 2004.
Nos últimos anos, Renato Júnior dirigiu musicalmente o espectáculo “6ª-feira 13, o musical dos Xutos e Pontapés”, “Paraíso" de Olga Roriz e criou e produziu o projecto “Rua da Saudade”, disco de homenagem a Ary dos Santos.
Compôs e dirigiu musicalmente “Simone – O Musical” e compôs, em 2022, a música para um disco de homenagem a Natália Correia, “Natália É Quando uma Mulher Quiser”, em que reuniu vozes como Ana Bacalhau, Mafalda Veiga, Rita Redshoes e Aurea.
Três anos antes, tinha lançado o disco “Uma Mulher Não Chora”, com participações de Ana Bacalhau, Soraia Tavares e Lúcia Moniz, entre outras.
Uma das suas últimas produções foi, já em janeiro de 2025, a apresentação, no Tivoli BBVA, em Lisboa, e no Coliseu do Porto, do espetáculo “Licence to Sing”, dedicado às canções dos filmes “007”, com vozes de Rita Redshoes, Mimicat, Tó Cruz, Patrícia Silveira, Patrícia Antunes e Diogo Leite.
Licenciado em Relações Públicas, Marketing e Publicidade, Renato Júnior foi membro da World Sound Track Academy, na Bélgica, e pertencia actualmente aos corpos sociais da Sociedade Portuguesa de Autores.
Renato Júnior tinha igualmente formação em jornalismo. Exerceu a profissão durante dez anos no Grupo Renascença, nos anos 90, tendo desempenhado cargos de edição e coordenação na RFM.
Foi com muita tristeza que soubemos da partida deste amigo que era também um de nós. Até sempre Renato!