Daniel Pearce, um especialista em leilões, estava a organizar os pertences de um falecido em Brixham, no Reino Unido, quando encontrou um livro no meio da tralha, segundo a "BBC".


À primeira vista, parecia apenas mais um exemplar antigo mas, ao reparar em pequenos detalhes, percebeu que tinha nas mãos algo muito especial: uma das primeiras 500 cópias impressas da obra de J.K. Rowling, de 1997.


O que o fez perceber que se tratava de uma edição rara foi um erro de impressão na contracapa, onde a palavra "philosophers" surge escrita como "philospher’s" - um pormenor que não passa despercebido aos verdadeiros fãs da saga.


Após a confirmação de que esta edição era uma relíquia, o livro foi colocado em leilão e um colecionador estrangeiro conseguiu a preciosidade por 21 mil libras - cerca de 24.500 euros. Nada mau para algo que quase foi parar ao lixo!


Aliás, este nem é o recorde para edições raras de "Harry Potter". Em 2021, um exemplar semelhante foi vendido por 330 mil euros.


Quantos outros exemplares inéditos poderão estar esquecidos em estantes cheias de pó? Quem sabe... talvez seja altura de dares uma vista de olhos nos teus livros antigos!