Se costumas andar de biquíni ou tronco nu fora da praia em Albufeira, prepara-te: a câmara municipal quer acabar com este hábito e aplicar multas até 1.500 euros, de acordo com o "Observador".


A nova proposta de regulamento pretende proibir a circulação na via pública com fato de banho, restringindo-o apenas a praias, hotéis e respetivos parques de estacionamento.


A medida, que abrange biquínis, triquínis, fatos de banho, calções e cuecas de banho, quer acabar com a chamada "parcial nudez" nas ruas, esplanadas e estabelecimentos comerciais.


E as restrições não ficam por aqui. O regulamento também proíbe dormir na via pública, simular atos sexuais, cuspir, urinar ou defecar na rua, consumir álcool em locais não autorizados e até abandonar carrinhos de supermercado. Quem não cumprir arrisca-se a multas pesadas.


O documento está agora em consulta pública por 30 dias e promete gerar polémica. Se for aprovado, Albufeira poderá tornar-se uma das primeiras cidades portuguesas a impor restrições tão rigorosas à forma como as pessoas se vestem (ou não vestem) em espaços públicos.