Divulgar operações STOP é uma prática muito comum em Portugal. De certeza, que tens pelo menos um grupo de partilha no Facebook, Telegram ou até WhatsApp, para que, naqueles dias em que vais sair à noite, saibas onde anda a polícia e a possas fintar. Agora, esta prática bastante portuguesa é punível em Espanha com multas que podem chegar aos 20 mil euros.
A Direção Geral de Trânsito de Espanha decidiu endurecer as penalizações para aqueles que divulgam operações STOP em redes sociais. Recentemente, um tribunal de Vigo condenou um administrador de um grupo de WhatsApp e mais 20 utilizadores por alertarem sobre a localização de controlos policiais. As sanções variaram entre 600 euros por cada aviso para os membros do grupo e 1.200 euros para o responsável pela administração do chat. O caso teve grande repercussão e levou ao encerramento de vários grupos, cujos responsáveis preferiram encerrar as atividades a correr o risco de enfrentar sanções pesadas.
A nova legislação espanhola ainda está em fase de refinamento, mas já há bases legais para aplicar sanções com base na Lei de Segurança Cidadã. As autoridades argumentam que tais avisos comprometem investigações em curso e facilitam a fuga de infratores, especialmente no combate ao crime organizado e à condução sob efeito de álcool ou drogas.