O legado de Pinto da Costa transcende o FC Porto e até o futebol. Desde que foi confirmada a sua morte, aos 87 anos, no passado sábado, dia 15 de fevereiro, as mensagens de pesar têm-se multiplicado.
A equipa do FC Porto prestou uma sentida homenagem a Pinto da Costa na Igreja das Antas, após a vitória frente ao Farense. À chegada, os jogadores foram recebidos com aplausos pelos muitos adeptos que marcaram presença para se despedirem do histórico presidente.
Mais tarde, já no Estádio do Dragão, a equipa juntou-se aos milhares de adeptos que têm deixado tributos na porta 24. Os azuis e brancos divulgaram um vídeo da homenagem nas redes sociais.
Entre coroas de flores, mensagens de despedida, cachecóis e troféus conquistados sob a liderança de Pinto da Costa, o local transformou-se num verdadeiro mural de memórias e gratidão.
Esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, o funeral de Pinto da Costa leva milhares de portistas às ruas, num grande tributo ao homem que marcou o futebol português para sempre. O cortejo fúnebre parte da Igreja de Santo António das Antas, segue até ao relvado do Estádio do Dragão e termina no cemitério Prado do Repouso.