Os PLAY - Prémios da Música Portuguesa estão de volta para a sua 7.ª edição e já são conhecidos os artistas que mais se destacam nas nomeações deste ano. Plutónio, Dillaz e a banda Capitão Fausto lideram a lista, cada um com três indicações. A cerimónia está marcada para o dia 3 de abril, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e vai reunir os maiores talentos da música portuguesa.


Entre as categorias mais aguardadas está a de Melhor Álbum, onde Plutónio concorre com "Carta de Alforria", Dillaz com "O Próprio" e Capitão Fausto com "Subida Infinita". A competição fica ainda mais renhida com a presença de Sara Correia, nomeada pelo disco "Liberdade".


Na categoria de Melhor Artista Masculino, Dillaz e Plutónio voltam a encontrar-se, ao lado de Slow J e Nininho Vaz Maia. No que toca às bandas, o Capitão Fausto é candidato ao título de Melhor Grupo, disputando o prémio com os Calema, os D.A.M.A. e Os Quatro e Meia.


O nome Dillaz surge novamente na categoria de Canção do Ano, que é a única decidida pelo público. O rapper está nomeado com "Alô", um tema que conta com a participação de Plutónio, e ainda com a música "Carro", em colaboração com Bárbara Bandeira.


Em 2024, "Maria Joana” de Nuno Ribeiro, Calema e Mariza foi eleita a Canção do Ano nos Prémios da Música Portuguesa.


Plutónio e Capitão Fausto estão igualmente nomeados para o Prémio da Crítica, uma distinção onde competem com Maria Reis e Ana Lua Caiano. Este ano, pela primeira vez, os nomeados desta categoria foram anunciados antes da gala, uma novidade que aumenta ainda mais a expectativa para a cerimónia.



Na categoria de Melhor Artista Feminina, o prémio será disputado entre Ana Moura, Bárbara Bandeira, MARO e Sara Correia, enquanto o título de Artista Revelação poderá ser atribuído a Bandidos do Cante, Bluay, Buba Espinho ou Iolanda, que participou na Eurovisão no ano passado e conquistou o 10.º lugar. A gala contará com um tributo muito especial a um grande músico nacional, protagonizado por estes artistas, num momento que promete emocionar o público.


O Prémio Lusofonia, que distingue artistas dos países de língua portuguesa, conta com nomes de peso como Pedro Sampaio e Gasparzinho com "Cavalinho", Matuê com "Crack com Mussilon", Ivete Sangalo e Ludmilla com "Macetando" e Luísa Sonza com KayBlack na música "Sagrado Profano".


A Academia PLAY, composta por 200 profissionais ligados à indústria da música, é responsável pela escolha dos nomeados para as principais categorias. No entanto, os fãs também têm uma palavra a dizer, já que podem votar na Canção do Ano e ajudar a decidir qual será a música que marcará esta edição. A RFM também fez parte do júri responsável pelos prémios e o nosso animador Hélder Tavares estará a cobrir a gala como um dos repórteres digitais do evento, revelando tudo o que acontece nos bastidores.


Este ano, o palco vai vibrar com atuações de alguns dos maiores artistas nacionais. Bárbara Bandeira, que continua a afirmar-se como um dos nomes mais influentes desta geração, vai apresentar pela primeira vez ao vivo vários temas do seu mais recente EP "Lusa: Ato I". Os Calema prometem uma atuação emocionante, enquanto Mizzy Miles junta forças com Diogo Piçarra, SleepyThePrince, Agir e Nenny para um espetáculo colaborativo explosivo.


Já o fado estará bem representado numa atuação conjunta de Marta Pereira da Costa, Lina e Marco Rodrigues, todos nomeados na categoria de Melhor Álbum Fado. E para os fãs da música ligeira e popular, há um espetáculo único com Toka & Dança, Toy, 4 Mens e Rui Bandeira, cujas músicas disputam o título de Melhor Canção Ligeira e Popular.


Com uma cerimónia repleta de atuações e momentos memoráveis, a noite de 3 de abril promete ser uma verdadeira celebração da música portuguesa.



A lista completa de nomeados da 7ª Edição dos PLAY - Prémios da Música Portuguesa:

Canção do Ano:
"Alô", Dillaz feat. Plutonio
"Benção", Mizzy Miles, Van Zee & Bispo
"Carro", Bárbara Bandeira feat. Dillaz
"Desliza", Ana Moura
"Garota", Maninho feat. Mariza Liz
"Tata", Slow J

Melhor Álbum:
"Carta de Alforria", Plutónio
"Liberdade", Sara Correia
"O Próprio", Dillaz
"Subida Infinita", Capitão Fausto

Melhor Artista Feminina
Ana Moura
Bárbara Bandeira
MARO
Sara Correia

Melhor Artista Masculino:
Dillaz
Nininho Vaz Maia
Plutónio
Slow J

Melhor Grupo:
Calema
Capitão Fausto
D.A.M.A
Os Quatro e Meia

Melhor Álbum Fado:
"Ao Vivo no CCB - Homenagem a José Mário Branco", Camané
"Canta Carlos do Carmo", Marco Rodrigues
"Fado Camões", Lina
"Sem palavras", Marta Pereira da Costa

Melhor Canção Ligeira e Popular:
"Alô", Rui Bandeira
"É no meio delas", 4 Mens
"Reviravolta", Toka & Dança
"Vou beijar na Boca", Toy

Artista Revelação:
Bandidos do Cante
Bluay
Buba Espinho
Iolanda

Prémio Lusofonia:
"Cavalinho", Pedro Sampaio & Gasparzinho
"Crack com Mussilon", Matuê
"Macetando", Ivete Sangalo & Ludmilla
"Sagrado Profano", Luisa Sonza & KayBlack

Melhor Álbum Jazz:
"11:11", Carlos Bica
"Algodão", Maria João & André Mehmari
"Farol", Orquestra de Jazz de Matosinhos
"Not Far From Paradise", Eduardo Cardinho

Melhor Álbum Música Clássica/Erudita:
"Anima", Luís Figueiredo
"Bach", Sete Lágrimas
"J.S.Bach: Goldberg Variations", Pedro Burmester
"Talkin(g) (A)bout my Generation", Pedro Lima

Melhor Videoclipe:
"Laurinda", Karetus, Vitorino, iolanda, realizado por Aidan Kless
"Towards the Sun", Moulinex GPU Panic, realizado por Ruben do Valle
"Reverie", J. Mystery, realizado por André Tentúgal
"Godd Morning", Memória de Peixe, realizado por Miguel Nicolau

Prémio da Crítica:
"Carta de Alforria", Plutonio
"Subida Infinita", Capitão Fausto
"Suspiro...", Maria Reis
"Vou Ficar Neste Quadrado", Ana Lua Caiano



(Imagens: Youtube)