Provavelmente estás a cometer um erro (que quase todos cometem) com um dos ingredientes mais presentes na cozinha portuguesa. O frio pode ser prejudicial para este alimento, pois altera a sua textura, o seu sabor e até mesmo a sua qualidade. Sabes do que estamos a falar? Do tomate! Sim, esse ingrediente que usas para saladas, molhos e pratos deliciosos.
Muitos acreditam que guardar o tomate no frigorífico ajuda a conservá-lo por mais tempo. No entanto, os especialistas garantem: isso está a tirar-lhe todo o sabor! O frio afeta a estrutura do tomate, tornando-o sem vida e estranhamente insosso após alguns dias no frigorífico, segundo a "Taste".
Pior ainda, colocar os tomates no frigorífico reduz a produção dos compostos aromáticos naturais que lhes conferem aquele sabor tão característico. Além disso, a pele fina do tomate tem um outro "problema": ela absorve facilmente os odores dos alimentos à sua volta.
Para preservar o sabor e a textura do tomate, guarda-o à temperatura ambiente, num local seco e afastado da luz direta do sol, principalmente se o vais usar para pratos frios, como saladas.
E se o tomate já estiver cortado?
Neste caso, o frigorífico é mesmo a melhor opção, mas com uma dica extra: coloca a parte cortada virada para baixo num recipiente. Isso evita que fique seco e sem textura.
Na próxima vez que trouxeres tomates do supermercado, já sabes: guarda-os bem para saboreares ao máximo!