Se já estavas a guardar os casacos no fundo do armário, temos más notícias: o tempo vai mudar - e não, não é mentira do dia 1 de abril! O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o regresso da chuva já esta semana, com aguaceiros, trovoadas e temperaturas mais baixas.
Depois de uns dias de primavera, o tempo volta a pregar-nos uma partida. Uma nova depressão atlântica vai atravessar o país e trazer consigo uma semana cinzenta e chuvosa.
Esta segunda-feira, dia 31 de março, ainda podes esperar um céu limpo e temperaturas agradáveis. As máximas vão subir ligeiramente e podem atingir os 26ºC em algumas zonas do Norte e Centro. Contudo, este cenário ensolarado será passageiro.
Na terça-feira, a chegada de uma depressão vai trazer chuva, nebulosidade e uma descida das temperaturas. A chuva será mais intensa nas regiões Centro e Sul durante a tarde e poderá vir acompanhada de trovoada.
As temperaturas também vão reagir a esta mudança, com as máximas a descerem para valores entre os 16ºC, na Guarda, e os 22ºC, em Coimbra. Já as mínimas vão variar entre os 6ºC, na Guarda, e os 13ºC, em Lisboa. Apesar da precipitação, a primeira metade do mês será surpreendentemente quente para a época, de acordo com a "Meteored".
Na quarta-feira, dia 2 de abril, a chuva torna-se mais frequente, afetando praticamente todo o território nacional. Quanto às temperaturas máximas, estas vão continuar a descer.
Na quinta e sexta-feira, a precipitação será mais forte durante a tarde e há ainda possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Os Açores e a Madeira também não escapam a esta depressão. Ao longo da semana, espera-se chuva fraca a moderada nos dois arquipélagos e agitação marítima forte.
Depois destes dias mais quentes, já podes voltar a tirar os casacos e os guarda-chuvas do armário!