Zé Pedro vai ser agora "eternizado" em jardim lisboeta
Seis anos depois da sua morte, Zé Pedro recebe uma merecida homenagem da Câmara Municipal de Lisboa
Foi a 30 de novembro de 2017 que Zé Pedro partiu e que deixou o país de luto. A vida e a carreira do eterno guitarrista dos Xutos e Pontapés foram homenageadas e reconhecidas por milhares de portugueses.
Seis anos depois da sua morte, Zé Pedro vai receber agora uma nova homenagem da Câmara Municipal de Lisboa, mais propriamente da freguesia dos Olivais, o sítio que o viu crescer. É lá que o guitarrista dos Xutos & Pontapés terá o seu nome num jardim.
A ideia surgiu de uma "petição pública, encabeçada por um grupo de amigos dos Olivais e reuniu cerca de duas mil assinaturas", tal como escreveu a SIC Notícias. O pedido prendia-se com a atribuição do nome de Zé Pedro a uma rua, a uma praceta ou a um jardim.
Foi escolhido então o jardim dos Olivais, onde o músico "viveu, juntou sonhos, fez amigos, e deu primeiros passos na música", tal como contou a freguesia. O jardim da Rua General Silva Freire vai passar a chamar-se o "Jardim Zé Pedro".
As homenagens não se ficam por aqui, uma vez que a autarquia vai também atribuir os nomes da cantora Madalena Iglésias, da fadista Celeste Rodrigues e de João Pedro Grácio a três ruas.
A autarquia decidiu homenagear a Sara Tavares, que faleceu há cerca de uma semana, propondo "a atribuição, a título póstumo, da Medalha Municipal de Mérito Cultural à artista".
(Imagens: Reuters)
O “Natal Certo" é a grande música de Natal da RFM 2023 A par de Marina Machete, concorrente do Nepal fez história no Miss Universo O cartaz do primeiro dia do Rock in Rio Lisboa 2024 está completo! No "The Voice Portugal", concorrente faz versão surpreendente de "Purple Rain" Após polémica, Marina Machete reage aos comentários de Miguel Sousa Tavares e José Alberto Carvalho Herman José é condecorado pelo Presidente da República e mostra-se emocionado 2024: vem aí um ano com quatro fins de semana prolongados para aproveitares "Lisboa devia ser russa", diz programa de canal estatal do Kremlin Céu de Torres Vedras ficou pintado de roxo. Porquê?