Tudo o que precisas de fazer para teres um Natal tranquilo, a comer sem culpa e sem quilos a mais
O Natal é, por norma, uma época de excessos, mas isso não significa que tenha de ter culpa associada ou quilos a mais
Qual é a primeira coisa que te vem à cabeça quando pensas no Natal? Uma mesa cheia de comida, certo? Difícil não é organizar a ceia, difícil é resistir a tudo, comer sem culpa e sem chegar a janeiro com muitos quilos a mais.
Meio que decidimos que, no Natal, as calorias não contam e que "dieta" é uma palavra que só deve ser mencionada em janeiro. Se estás preocupado com o aumento do peso durante o Natal, aqui estão algumas dicas ou, também podemos chamar "estratégias de sobrevivência à mesa":
1 - Evita o Pensamento "Tudo ou Nada":
Ser da equipa do tudo ou nada traz poucas vantagens. A palavra de ordem é equilíbrio em tudo na vida e o Natal não é exceção. Não te entregues à filosofia do "se vou ganhar peso, então vou abraçar tudo e depois penso nas consequências". Não, não queremos entrar em 2025 a rebolar.
2 - Autossabotagem à vista:
Não deixes que o teu autosabotador interior encha o carrinho de compras com alimentos que normalmente evitarias. Não, não precisas de croissants e doces ao pequeno-almoço todos os dias só porque é Natal. Não cedas à tentação de encher o armário de chocolates antes da consoada. Guarda-te para a ceia de Natal.
3 - Dormir é Importante
O sono é o teu aliado contra o peso indesejado. Noites de festa podem ir até tarde, mas quando estiveres em casa, vai para a cama no horário normal. Todos nós sabemos que o sono é meio caminho andado para ficarmos com mais fome e vontade de atacar açúcar.
4 - Movimenta-te sem dramas:
Não ouças a voz interior que te diz que só o exercício extremo conta. Caminhar é um superpoder subestimado, acessível e benéfico. Afinal, quem precisa de uma maratona quando tem o poder de dar uns passinhos todos os dias?
5 - Atenção às quantidades:
Não é sobre não comer, é sobre comer com moderação. Escolhe qualidade em vez de quantidade.
6 - Snack inteligente:
Não fiques mais de três horas sem comer. Opta por snacks saudáveis, como fruta. Há sempre em cima da mesa e é muitas vezes ignorada. Evita a armadilha dos doces que poderias comer durante todo o ano. Natal é para desfrutar de iguarias que fazem sentido nesta época, não para te afogares em mousses de chocolate que estão disponíveis 365 dias por ano.
Lembra-te, o objetivo é saborear o Natal sem entrar em janeiro com culpa e a sentires-te mal com o teu corpo. Desfruta da comida, dos momentos e da festividade. E se ganhares um quilo ou outro, não te preocupes, tens tempo para voltar ao equilíbrio em 2025.
Mais como esta
Qual é a música n.º1 do top no Natal do ano em que nasceste? Ainda sem presentes para o Natal? Colis Colis pode ser a tua salvação! Tudo o que precisas de saber Cheirar a pastel de nata? Sim, agora é possível! Filho de Macaulay Culkin acredita ser o verdadeiro Kevin de "Sozinho em Casa" Um grupo de netos decidiu voltar à casa dos avós para reviver os tempos em que lá dormiam em crianças Cão recusa abandonar cadela que morreu atropelada na A28 Estas são as músicas de Natal mais incríveis de sempre É oficial: Pastel de Belém considerado o melhor doce do mundo O elétrico feito com 1,8 milhões de legos que está a encantar o mundo
Subscreve a newsletter RFM aqui!