Idosos de Viana do Castelo reúnem-se duas vezes por semana para fazerem bodyboard

Há dois anos, este grupo de idosos de Viana do Castelo não sabia o que era uma prancha. Hoje, junta-se duas vezes por semana para fazer bodyboard!

Jéssica Santos
Jéssica Santos


A idade é apenas um número para este grupo de idosos de Viana do Castelo! Há dois anos, não sabiam o que era um fato de bodyboard, hoje reúnem-se duas vezes por semana para praticarem o desporto das ondas. Isso mesmo que acabaste de ler.


Estes reformados de Viana do Castelo decidiram dar uma reviravolta radical às suas vidas e lançaram-se ao surf!

Há dois anos que este grupo improvável é visto nas praias de Viana do Castelo a desafiar as expetativas e a temperatura da água.

Duas vezes por semana, não importa se o vento sopra forte ou se a água do mar está gelada, lá estão eles a fazerem bodyboard, com o Surf Clube de Viana.



A saída massiva dos jovens para terras distantes poderia ter deixado um vazio geracional, em Viana do Castelo, mas estes idosos decidiram contrariar essa tendência e transformar essa lacuna em oportunidade.


Enquanto muitos lamentam o envelhecimento da população, outros provam que a idade é apenas um número.


Para além de terem aprendido uma nova modalidade, estes idosos aprenderam ainda, em grupo, a perder os medos e a ganhar confiança. "Mesmo quando não há ondas é muito divertido. Uma alegria, uma liberdade", diz Maria Emília, uma das participantes deste grupo, à SIC Notícias.


No Surf Clube de Viana, a escola de surf mais antiga do país, não há limites para praticar este desporto.


Desde programas de surf adaptado a pessoas com deficiência a aulas de surf ou bodyboard para praticantes dos 5 aos 80 anos, nesta escola tudo é possível. Até veres a tua avó a pegar numa prancha e a surfar a crista da onda!




A RFM perto de ti