Escavar buracos na areia quando estás na praia pode ser perigoso e quem o diz é um especialista
O artigo publicado afirma que esta brincadeira não é inofensiva e vais querer saber porquê
O verão, para muitas pessoas, é sinónimo de praia e areia. Na mala não ficam esquecidos os aperitivos, protetor solar e (muita) água, que não deve ser gelada.
Quem tem crianças sabe também que é imperativo levar distrações para que elas fiquem entretidas na praia, como baldes para apanharem areia e construírem castelos numa tarde, ou pás para fazerem buracos e enterrarem pessoas, de forma inofensiva, como aconteceu com o Joey na série Friends.
Um estudo recente, no entanto, afirma que fazer buracos na areia pode não ser assim tão boa ideia e pode mesmo pôr em risco a tua vida.
Um artigo de Stephen P. Leatherman, professor de Ciências Costeiras na Florida International University, nos Estados Unidos, foi publicado no ScienceAlert e alerta para os perigos desta brincadeira, aparentemente inofensiva.
“Se o buraco for fundo o suficiente e desabar sobre uma pessoa, é extremamente difícil escapar. Na verdade, estudos (como este publicado pelo The New England Journal of Medicine) sugerem que morrem mais pessoas por sufocamento devido à areia do que por ataques de tubarão”, diz o especialista no estudo.
Caso estejas a pensar que os buracos feitos na areia molhada são mais seguros e sempre foi assim que os fizeste e deixaste que fossem feitos, é melhor pensares duas vezes.
Leatherman afirma que "a areia é mais estável quando está molhada uma vez que a tensão superficial entre a água e os grãos de areia pode segurá-la no sítio. Mas, uma vez que fica seca, a pilha entrará em colapso, pois não há mais tensão superficial."
"Os socorristas têm apenas cerca de três a cinco minutos para salvar uma pessoa que está presa num buraco de areia antes que sufoque", acrescenta ainda o especialista.
Fazer buracos na areia é uma brincadeira que parece não ter fim e não precisa de acabar, tens apenas de começar a ter alguns cuidados durante a mesma.
Se os teus filhos quiserem escavar areia sem parar para gastar energias só tens que ter atenção à altura do buraco – não pode ser “(…) mais fundo do que a altura do joelho da pessoa mais baixa do seu grupo".
Atleta britânico desvenda os segredos das camas dos Jogos Olímpicos de Paris e o vídeo já é viral O Grandioso Jogo da Mala é na RFM. Sabe mais aqui! Ana Garcia Martins: "As luzes dos quartos de hotel exigem um doutoramento em iluminação" Cliente decide experimentar garrafa rara de champanhe com amigos que custa cerca de 50 mil euros Beber água fria nos dias mais quentes pode trazer riscos, de acordo com especialista Cadela da raça Husky salva dona de altos níveis de monóxido de carbono em casa "Que barulho é este, na RFM?" atinge prémio record. Mais de 53 mil euros! Vê aqui os palpites errados! Gaivota “apanhada” a roubar comida em supermercado Coreia do Sul retalia balões com lixo enviados pelo Norte com música K-pop