Escavar buracos na areia quando estás na praia pode ser perigoso e quem o diz é um especialista

O artigo publicado afirma que esta brincadeira não é inofensiva e vais querer saber porquê

RFM
RFM


O verão, para muitas pessoas, é sinónimo de praia e areia. Na mala não ficam esquecidos os aperitivos, protetor solar e (muita) água, que não deve ser gelada.

Quem tem crianças sabe também que é imperativo levar distrações para que elas fiquem entretidas na praia, como baldes para apanharem areia e construírem castelos numa tarde, ou pás para fazerem buracos e enterrarem pessoas, de forma inofensiva, como aconteceu com o Joey na série Friends.


Um estudo recente, no entanto, afirma que fazer buracos na areia pode não ser assim tão boa ideia e pode mesmo pôr em risco a tua vida.

Um artigo de Stephen P. Leatherman, professor de Ciências Costeiras na Florida International University, nos Estados Unidos, foi publicado no ScienceAlert e alerta para os perigos desta brincadeira, aparentemente inofensiva.


Se o buraco for fundo o suficiente e desabar sobre uma pessoa, é extremamente difícil escapar. Na verdade, estudos (como este publicado pelo The New England Journal of Medicine) sugerem que morrem mais pessoas por sufocamento devido à areia do que por ataques de tubarão”, diz o especialista no estudo.



Caso estejas a pensar que os buracos feitos na areia molhada são mais seguros e sempre foi assim que os fizeste e deixaste que fossem feitos, é melhor pensares duas vezes.


Leatherman afirma que "a areia é mais estável quando está molhada uma vez que a tensão superficial entre a água e os grãos de areia pode segurá-la no sítio. Mas, uma vez que fica seca, a pilha entrará em colapso, pois não há mais tensão superficial."

"Os socorristas têm apenas cerca de três a cinco minutos para salvar uma pessoa que está presa num buraco de areia antes que sufoque", acrescenta ainda o especialista.


Fazer buracos na areia é uma brincadeira que parece não ter fim e não precisa de acabar, tens apenas de começar a ter alguns cuidados durante a mesma.


Se os teus filhos quiserem escavar areia sem parar para gastar energias só tens que ter atenção à altura do buraco – não pode ser “(…) mais fundo do que a altura do joelho da pessoa mais baixa do seu grupo".





A RFM perto de ti