“Um ataque massivo”: Linhas do TGV em França vandalizadas a horas do início dos Jogos Olímpicos

Na madrugada de quinta-feira para sexta-feira, 3 linhas do TGV foram sabotadas e prevê-se que milhares de clientes sejam afetados pela situação



A confusão está instalada. Os Jogos Olímpicos Paris 2024 têm estreia marcada para esta sexta-feira, dia 26 de julho, e a capital francesa já está a dar que falar pelas piores razões.

Com tudo pronto para o início da competição, e os atletas preparados para disputarem o pódio, foi também anunciado pela companhia ferroviária francesa que 3 linhas do comboio de alta velocidade (TGV) - atlântica, norte e este – tinham sido incendiadas durante a noite e os cabos de ligação cortados e classificou como “um ataque massivo”.


"Isto é um ataque em grande escala para paralisar a nossa rede de transportes", avisou o responsável da SNCF - a operadora local de comboios - citado pela Rádio Renascença.


O ato deliberado de vandalismo vai ter repercussões nas viagens previstas para esta sexta-feira e muitas vão mesmo ser canceladas. A empresa prevê que cerca de 800 mil clientes sejam afetados pela situação, que se deve prolongar durante todo o fim-de-semana, e estrague muitas das viagens previstas de pessoas que iam assistir aos Jogos Olímpicos.



Os clientes serão “100% reembolsados” e todas as informações sobre o estado da viagem no TGV serão também enviadas por SMS e e-mail, de acordo com o CEO da SNCF Jean-Pierre Farandou, em declarações à televisão francesa BFMTV.


Informações sobre se há detidos ou suspeitos e a motivação dos ataques ainda não foram divulgadas.


A linha de alta velocidade do sudeste de França também foi alvo de atos semelhantes, mas as autoridades intercetaram os mesmos.




A RFM perto de ti