Usar as redes sociais e a internet no geral, sem estar em constante alerta, parece uma missão cada vez mais impossível.
Após tentativas de burlas no whatsapp, através de multas de estacionamento falsas, em códigos QR e até com recurso ao envio de e-mails que se apresentam como sendo das finanças, eis que aparece mais uma para adicionar à lista e nem os famosos são imunes a estas dores de cabeça.
Este novo esquema malicioso funciona da seguinte forma: a pessoa recebe no telemóvel uma mensagem do serviço da Chave Móvel Digital (CMD) a informar que ativou a aplicação num novo dispositivo. O conteúdo faz, desde aí, com que a pessoa fique ansiosa e apenas queira resolver o problema porque não iniciou nada em lado nenhum. Na mesma mensagem, é claro, aparece logo uma hiperligação que a redireciona para o site da Chave Móvel para revogar a suposta ativação.
No entanto, o link enviado não reencaminha o utilizador para a página oficial que, a certa altura, pede dados bancários a quem está a aceder.
Várias são as pessoas que têm alertado para esta burla nas redes sociais que parece partir do canal oficial da plataforma.
De acordo com a SIC Notícias, o Ministério da Juventude e Modernização confirmou que existe um problema e que as mensagens de phishing que envolvem o serviço da Chave Móvel Digital têm sido recorrentes.