Porque é que temos a sensação de que o Natal chega mais rápido ano após ano?
Estamos em outubro e já se começa a ouvir falar no Natal. Aliás, já há lojas com decorações natalícias
Já reparaste como parece que o Natal chega mais cedo a cada ano? Estamos em outubro e, de repente, já sentimos o cheiro a Natal. Seja porque as decorações natalícias estão a chegar às lojas e supermercados, seja porque já se veem vídeos sobre o Natal, e na loucura há quem já queira fazer o sorteio do amigo secreto.
Pode até parecer que o Pai Natal está a correr contra o calendário, mas o que está realmente em jogo é a nossa perceção do tempo.
Quando éramos crianças, os dias até ao Natal pareciam intermináveis. A ansiedade pelos presentes e a magia da festa tornavam o mês de dezembro quase insuportavelmente longo. Já na vida adulta, o cenário muda. Reuniões de fim de ano, compras de presentes e prazos apertados fazem com que o tempo voe. Antes de piscarmos os olhos, já estamos a pensar nas rabanadas e nos amigos secretos.
Essa sensação de que o Natal chega mais rápido tem uma explicação científica.
O tempo, à medida que envelhecemos, parece passar mais depressa. Psicólogos, citados pela BBC, explicam que, quando somos crianças, tudo é novidade. Estamos a viver novas experiências, o que faz com que o tempo pareça alongar-se.
Já os adultos, presos na rotina, têm menos eventos novos e, por isso, o tempo parece acelerar. O cérebro regista menos momentos únicos, o que dá a sensação de que os meses estão a passar a voar.
E, claro, o fator comercial também dá uma ajudinha! As lojas começam a exibir decorações natalícias cada vez mais cedo, o que reforça a impressão de que o Natal nos atropela.
Essa mistura, de rotinas, bombardeamento comercial e a aceleração do tempo psicológico, faz-nos sentir que o Natal não espera.
Mais como esta
Conduzes na faixa do meio? Isso pode sair-te caro: 300 euros Carro mal estacionado em rotunda em Barcelos gera trânsito caótico Pedro Oliveira faz história ao tornar-se no primeiro aluno cego a concluir o doutoramento Herman José celebra os seus 50 anos de carreira com a RFM e temos convites para ti Andrew Garfield e Florence Pugh são os protagonistas do novo filme RFM Vais a Espanha abastecer o carro? Cuidado com esta burla Sabias que deves colocar uma colher quando vais aquecer líquidos no microondas? Em Outubro os bancos de jardim de Lisboa têm música! Professor anuncia as notas aos alunos com músicas conhecidas
Subscreve a newsletter RFM aqui!