Verde e encarnado: porque é que estas são as cores do Natal?
Já paraste para pensar na razão pela qual estas são as cores do Natal?
Já reparaste como o Natal parece não existir sem o encarnado e o verde? A verdade é que nem sempre foi assim. Já houve Natais sem estas cores!
Tudo começou com um arbusto humilde, mas poderoso: o azevinho. Com as suas folhas verdes brilhantes e bagas vermelhas intensas, essa planta tem sido usada desde os tempos dos romanos para as celebrações do solstício de inverno.
Avançando no tempo, na Era Vitoriana, o Natal era uma verdadeira festa de cores. Os cartões natalícios traziam combinações de azul e branco, verde e dourado, e até um Pai Natal em trajes azuis ou verdes. Mas tudo mudou, em 1931, quando a Coca-Cola decidiu dar um look diferente ao velhinho com barbas brancas.
Segundo conta o site NPR, a empresa contratou o artista Haddon Sundblom para criar um Pai Natal que combinasse com o logo da marca. Foi aí que nasceu o Santa Claus sorridente e vestindo encarnado vivo que hoje é a cor do Natal. Essa imagem conquistou o mundo e eternizou a dupla vermelho - das roupas do Pai Natal - e o verde das árvores, azevinhos e decorações.
Hoje, essas cores são um lembrete visual de tudo o que amamos no Natal: calor humano, esperança e tradição. Então, da próxima vez que olhares para uma árvore decorada ou para um gorro encarnado, lembra-te: até as cores têm histórias para contar!
Mais como esta
Aqui está o balanço do ano: Taylor Swift no topo e Slow J a liderar as playlists em Portugal Globos de Ouro: musical irreverente lidera as nomeações e há um filme lusófono a surpreender Aproveita para beber café este ano, porque em 2025 vai ficar mais caro Está a chegar o maior parque de diversões indoor de Portugal! Telma Monteiro despede-se de carreira olímpica com um vídeo emocionante Empresário português distribui mais de uma tonelada de alimentos neste Natal A Cátia Tavares entrou na lista dos vencedores do barulho. Esta 4ª feira há novo barulho Prepara-te! As gravações da nova série "Harry Potter" começam já em 2025 "Um desastre": sem neve na Lapónia, as viagens à terra do Pai Natal estão a ser canceladas
Subscreve a newsletter RFM aqui!