Ah, janeiro! Aquele mês onde o trabalho volta em força, cheio de fulgor e responsabilidades. Recomeçar, depois de semanas de festas, comida e um desacelerar é difícil voltar, sobretudo se tiraste férias em dezembro.
A ressaca das férias é real e cruel, e quem não sente que, depois de passar os dias a devorar panetones e a ver maratonas de filmes, o regresso à rotina profissional pode ser tão desafiante quanto convencer alguém a sair da cama num domingo de chuva e frio. Mas calma! Com algumas táticas infalíveis, é possível sair dessa ressaca e ainda fazer com que o regresso ao trabalho seja uma coisa fácil e natural em ti.
1. Reflexão e recalibração
Antes de mergulhares de cabeça nos e-mails, respira fundo e vê o que conquistaste no ano passado. Achas que não foi nada? Pelo menos, não desististe e continuaste a ir para o trabalho todos os dias, ainda que a tua vontade fosse nula. Se a tua principal conquista foi sobreviver às festas de Natal, parabéns! Isso já é um grande feito. Agora, define metas - reais e atingíveis - que tragam aquele empurrãozinho de energia para fazer o próximo ano ser mais épico – ou pelo menos sobreviver ao primeiro mês sem cometer um erro absurdo.
2. Recupera a tua rotina (mas com dó)
Acorda na hora habitual, mas não esperes que isso aconteça sem lutar. O truque é fazer isso de maneira gradual. Não é fácil, mas logo o corpo se acostuma. E, sim, aquele café quentinho ajuda a criar a ilusão de que não estás a morrer por dentro.
3. A arte do ritmo lento
Ninguém está a pedir para correres uma maratona no primeiro dia de trabalho. Começa devagar, com calma, e tenta organizar tudo ao máximo. Pode ser esta a tua primeira resolução do ano: comprar uma agenda e apontar tudo.
4. O Poder do “Não”
Dizer "não" é um superpoder! Não, não vais fazer mais horas só porque alguém perguntou se podias pegar naquele relatório. Usar limites saudáveis pode parecer difícil no início, mas vai salvar a tua alma (e energia) em 2025.
5. Mantém a disciplina
Não cedas à tentação de deixar tudo para janeiro – mantém os teus hábitos, mesmo que isso signifique resistir à tentação de deslizar na cadeira do escritório até te esqueceres de que tens um trabalho por fazer. Hábitos saudáveis não incluem procrastinação… ok, talvez um pouquinho, mas não em excesso!
6. Nutrir a alma
Assim que as festas acabarem, é hora de te focares em ti. Reserva um tempo para um hobby, um passeio no parque ou até mesmo aprender algo novo. Alimentares-te de atividades que recarregam as baterias é essencial para não te perderes na correria.
7. O mistério das reuniões
Em janeiro, ninguém quer ser sugado por um dia de reuniões intermináveis. Se puderes, evita marcar tudo de uma vez. Até as pessoas mais animadas precisam de um intervalo para lembrar como respirar entre uma reunião e outra. O segredo é dar um respiro e não sobrecarregar a agenda.
8. Organiza o caos
O caos mental pós-férias é normal. Organiza o teu espaço de trabalho e cria uma lista de tarefas. Assim, o regresso ao trabalho parecerá mais tranquilo.
9. Estabelece objetivos pequenos, mas poderosos
Define metas fáceis de alcançar, tipo “não ficar atrasado na primeira reunião de janeiro” ou “não enviar um e-mail com erro de digitação logo no primeiro dia”. Começar pequeno ajuda a criar aquele sentimento de vitória e prepara-te para conquistares o resto do ano.