Tens o guarda-chuva e o cachecol à mão? Os primeiros dias do ano prometem confundir até os mais experientes meteorologistas, com uma mistura de sol, chuva e frio a desafiar os termómetros de norte a sul, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Lisboa arranca 2025 com sol e algumas nuvens, no dia 1 de janeiro, quarta-feira, mas não te deixes enganar pela calma inicial: no domingo, dia 5, a chuva está de volta. Entre máximas de 17°C e mínimas de 5°C, prepara-te para um começo de ano com roupa para todas as estações.


Já no Porto, o cenário é semelhante: sol no primeiro dia, mas a chuva chega logo no sábado, dia 4. As temperaturas vão dos 4°C aos 15°C, então talvez seja boa ideia começar o ano com um chocolate quente na mão.


Mais a sul, em Faro, a primeira semana do ano terá máximas de 18°C e mínimas de 7ºC. Em Évora, as nuvens e a chuva vão aparecer, a partir de domingo, com temperaturas entre 1ºC e 15ºC.


Na Madeira, o novo ano começa com sol entre nuvens e só no domingo é que a chuva aparece. As temperaturas vão oscilar entre 15°C e 20°C, por isso nada mal para começar janeiro com um pé tropical.


Nos Açores, o guarda-chuva será indispensável desde dia 31 de dezembro. O início de 2025 será molhado e os termómetros prometem variar entre 15°C e 19°C.


Portanto, já sabes: guarda-chuva numa mão, cachecol na outra e prepara-te para enfrentar de tudo um pouco!