Para relaxar as crianças antes das cirurgias, médico pediatra toca violino
Médico concilia as duas artes - a medicina e a música - e consegue transformar momentos de grande ansiedade para os doentes em algo mais tranquilo
Imagina um jovem médico a entrar num bloco operatório infantil, mas, em vez de bisturi ou estetoscópio, ele leva um violino. Parece uma cena de um filme, certo? Mas é a vida de Joan Valls, pediatra no Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona, que encontrou uma forma única de acalmar os pequenos pacientes: tocar música ao vivo antes de cirurgias ou durante sessões de quimioterapia.
Joan decidiu juntar as suas duas paixões: a medicina e a música. E foi aí que ele começou a transformar momentos de tensão em algo tranquilo.
Tudo começou com uma gala beneficente no hospital. Depois de uma apresentação emocionante para arrecadar fundos, ele teve uma ideia brilhante: "Porque é que fazemos isto apenas uma vez por ano? Eu posso tocar semanalmente e levar alegria por onde passar". Desde então, Joan Valls passou a visitar diferentes alas do hospital, levando melodias personalizadas para cada criança.
Para os mais pequenos, ele aposta no universo Disney. Afinal, quem é que não se encanta com "Hakuna Matata" ou "Let it Go"? Já para os mais crescidos, hits de Ed Sheeran, Aitana e até Álvaro Soler entram no repertório, dando um toque moderno ao ambiente hospitalar.
O impacto da música vai muito além do som. Segundo o médico, citado pelo site Redacción Médica, ajuda a relaxar, distrai e traz alegria a momentos delicados. E os benefícios não são apenas para as crianças: os pais também encontram consolo nas notas musicais. Muitos emocionam-se e permitem-se a extravasar as suas preocupações.
Subscreve a newsletter RFM aqui!