PSP alerta pais para o significado oculto dos emojis! Sabe aqui quais
A polícia está preocupada com o uso de emojis que podem estar ligados a conversas sobre drogas ou de cariz sexual
Um simples emoji de fruta pode não ser apenas uma fruta e um inocente 💨 pode esconder muito mais do que um simples sopro. A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou um alerta sobre os significados ocultos dos emojis usados pelos adolescentes nas redes sociais, com o objetivo de sensibilizar os pais para o risco de "grooming" e tráfico de drogas.
Para muitos adultos, os emojis são apenas uma forma divertida de comunicar, mas para os jovens, podem ser um código secreto para falar de temas mais sensíveis sem levantar suspeitas. A preocupação aumentou com a estreia da série "Adolescência", que mostrou como o uso destes símbolos pode ser um disfarce para conversas perigosas.
A PSP publicou um alerta no Instagram, explicando que muitos emojis, aparentemente inofensivos, são usados pelos jovens para falar de drogas, sexo ou até para disfarçar abordagens de aliciamento sexual.
O uso deste tipo de linguagem, entre jovens que já se conhecem, pode ser normal, mas o verdadeiro perigo está nas interações com desconhecidos online. Jogos, aplicações de encontros e chats anónimos são frequentemente utilizados para ganhar a confiança de adolescentes, num processo conhecido como "grooming".
O "grooming" é uma técnica usada por predadores para manipular crianças e adolescentes, muitas vezes começando com mensagens inofensivas e emojis divertidos, até que a conversa evolui para um tom mais íntimo ou perigoso. A PSP alerta que, muitas vezes, os jovens não sabem quem está do outro lado do ecrã, o que pode aumentar o risco de situações de abuso.
É importante que os pais estejam atentos às conversas online dos filhos e promovam um diálogo aberto sobre o uso das redes sociais e os riscos escondidos por detrás de um simples emoji.
Além das preocupações com a comunicação digital, os números não mentem: a violência entre adolescentes está a crescer. De acordo com os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), citados pelo "Expresso", registou-se um aumento superior a 12% nos casos de violência entre jovens dos 12 aos 16 anos.
As redes sociais e a internet são apontadas como um dos principais fatores deste crescimento, com mais relatos de bullying, assaltos e confrontos físicos perto das escolas.
No final, a mensagem é clara: os emojis são divertidos, mas também podem ser um alerta. Estar atento faz toda a diferença.
Mais como esta
Imagens da espiral de luz nos céus de Portugal tornam-se virais Esta cidade espanhola está à procura de trabalhadores e tem para oferecer casas a 300 euros por mês Cristiano Ronaldo recebeu distinção do Guinness World Records em Alvalade Lisboa vai abater jacarandás para criar parque de estacionamento Manuel Luís Goucha oferece curso a jovem pianista Já cheira a primavera! Prepara-te para uma semana mais quente e com céu limpo Vídeo viral mostra manobra assustadora no Aeroporto Internacional da Madeira J.K. Rowling escreve indireta para os atores de Harry Potter e torna-se viral Estás farto do mau tempo? Calma, o sol está quase a chegar!
Subscreve a newsletter RFM aqui!