Imagens mostram destruição em Myanmar após sismo de 7,7 na escala de Richter

Edifícios desabaram, cidades ficaram sem luz e milhares de pessoas fugiram para as ruas. Há vítimas mortais confirmadas e um rasto de destruição

Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves


Um forte sismo de 7,7 na escala de Richter abalou Myanmar às 13h30 locais (06h30 em Lisboa). O tremor de terra foi sentido também em vários países vizinhos, como a Índia, Laos, Tailândia e Bangladesh. Em poucos minutos, edifícios desabaram e milhares de pessoas correram para as ruas, em estado de choque e desespero.


As primeiras imagens do desastre já circulam nas redes sociais e são assustadoras. Em Banguecoque, capital da Tailândia, os prédios altos abanaram violentamente, enquanto a água das piscinas caía das varandas e terraços. Num dos vídeos mais impactantes, é possível ver um edifício a colapsar por completo, envolto numa nuvem de pó e escombros.



Os alarmes de emergência soaram pela cidade, levando milhares de pessoas a evacuar edifícios, com medo de réplicas. Muitas zonas ficaram temporariamente sem eletricidade.


Infelizmente, as consequências deste tremor de terra já começam a ser contabilizadas. Até ao momento, há registo de várias vítimas mortais, entre elas três em Myanmar, dentro de uma mesquita que desabou, e uma na Tailândia, conforme avançou a "Renascença".


Em Myanmar, uma ponte na região de Sagaing ruiu e partes da autoestrada que liga à cidade de Rangum ficaram destruídas.


Este sismo é um dos mais fortes registados nos últimos anos na região e o balanço final de vítimas poderá ainda aumentar à medida que as equipas de resgate avançam nos trabalhos.




A RFM perto de ti