A geração Z desligou o caps lock: porque é que agora se escreve tudo em minúsculas?
É a nova tendência da geração Z: escrever tudo em minúsculas e deixar o caps lock em pausa
A nova tendência da geração Z: escrever em minúsculas. Parece que decidiram dar uma pausa ao caps lock, agora a pergunta que se impõe: será que quando querem gritar ou mostrar felicidade numa mensagem também optam pelas minúsculas? É que não há nada mais expressivo do que um "OH MEU DEUS", ao invés de "oh meu deus".
Mas há mais do que o aspeto visual. Escrever em minúsculas é também uma forma de desconstruir a comunicação escrita, tornando-a mais informal, mais próxima e menos rígida. Segundo Maria Clara Barros, professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e especialista em linguística, em entrevista ao jornal Público, esta escolha pode refletir um desejo de simplificação - e, talvez, um certo desconforto com a confrontação. "Pela minha perceção, esta geração não lida bem com afrontas", explicou. A ausência de maiúsculas pode ser, assim, uma maneira subtil de suavizar o tom das conversas.
Abril despede-se com chuva e poeiras do Saara: sabe aqui com o que podes contar Com a morte do Papa Francisco, o que acontece agora? Acompanha aqui tudo Gémeas dão entrevista que se torna viral (parece que estás a ver a dobrar) Ana Garcia Martins: "Odeio Assistentes de Bordo!" O truque que precisas para arrumares os casacos compridos sem ocupar espaço Artista homenageia Nuno Guerreiro na praia Maria Luísa Falar em alta voz nos transportes públicos vai sair caro Porque é que os supermercados têm flores à entrada? Quem guarda melhor as memórias? Estudo diz se são as mulheres ou os homens