Dezembro já foi o décimo mês do ano
Há uma explicação para o mês de dezembro começar pelo número dez
Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano, mas o seu nome tem na raíz da palavra um 10 e não um 12.
Isto porque o calendário romano tinha 10 meses e ia, inicialmente, de março a dezembro. De setembro a dezembro, os nomes dos meses seguiam a lógica dos números - 7º, 8º, 9º e 10º - e por esta razão dezembro era o 10º mês do ano.
Apesar das diversas alterações do calendário, que esticou o ano até 12 meses, os nomes mantiveram-se. Assim, embora dezembro seja o 12º mês, mantém o nome como se ainda fosse o 10º.
A história do calendário, até à forma como o conhecemos, tem muito que se lhe diga e passou por muitas evoluções. Houve mesmo uma época em que sobravam dias no final do ano e era habitual passá-los em festa porque não contavam para nada. Eram dias a mais, tipo um “buraco vazio” no ano, como se não existissem!
Este calendário foi depois alterado e o ano “aumentou” mais 2 meses e ficou com 12. Ainda assim os nomes dos últimos 4 meses mantiveram-se: setembro (sete), outubro (oito), novembro (nove) dezembro (dez).
Que comece dezembro, o mês do Natal!
Mais como esta
O “Natal Certo" é a grande música de Natal da RFM 2023 Vê aqui os palpites errados para o "Que barulho é este, na RFM?" 2024: vem aí um ano com quatro fins de semana prolongados para aproveitares "Lisboa devia ser russa", diz programa de canal estatal do Kremlin Céu de Torres Vedras ficou pintado de roxo. Porquê? Prepara-te! Vem aí muita chuva e um dezembro gelado Qual será a Palavra do Ano 2023? Estas são as finalistas! Empresa japonesa oferece 6 dias de férias extra a quem não fuma Filipa Areosa revolta-se: "Qualquer dia não compensa trabalhar. Vamos viver todos da Seg. Social?"
Subscreve a newsletter RFM aqui!