O muro de Berlim foi derrubado há 33 anos e o mundo parecia mudar
NA NOITE DE 9 DE NOVEMBRO DE 1989, O MURO DE BERLIM COMEÇOU A SER DESTRUÍDO, DEPOIS DE 28 ANOS A SEPARAR DOIS “MUNDOS”
Há acontecimentos que nos marcam e o assunto “muro de Berlim” é, sem dúvida, um deles. Marca a razão da sua construção e marca a razão da sua destruição.
O muro começou a ser construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, com 66,5 quilómetros de gradeamento, cerca de 300 torres de observação, mais de 100 redes eletrificadas com alarme e pistas de corrida para cães de guarda. O muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental, RDA, com ordens para matar os que tentassem escapar.
Entre 1962 e 1965, a cerca de arame foi reforçada.
Entre 1965 e 1975, foi construído um muro real, de betão, e depois a Grenzmauer 75, desde 1975 até 1989, data da sua destrição.
O topo do muro era revestido por um cano liso para impedir a subida. Ao longo do muro, havia arame farpado e “canteiros de pregos” a que se chamava “tapete de Estaline.”
Não existem números exatos, porque a RDA não fornecia informações sobre incidentes que ocorriam na zona do Muro de Berlim como sobre todos os incidentes fronteiriços.
Pensa-se que cerca de 75 000 pessoas foram acusadas de desertarem da RDA, ou seja, de tentarem fugir para o lado ocidental.
No dia 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim foi derrubado e a Alemanha passou a ser um só país e Berlim, uma só cidade, e o mundo parecia mudar...
Pedido de casamento aconteceu inesperadamente no Café da Manhã da RFM Piaçaba lavado na máquina da loiça choca a internet Militares da GNR oferecem cão bebé a idosa que viu o seu morrer Esta foi a pior coisa que aconteceu em palco a João Pedro Pais Catálogo de Natal de supermercado aplaudido nas redes sociais por quebrar estereótipos A mulher mais alta do mundo tem mais de dois metros e viajou pela primeira vez de avião Quem é Gustavo Ribeiro, o português que ganhou o campeonato mundial de skate? Vídeo mostra criança a guardar o frango do almoço da escola para dar à mãe Café da Manhã da RFM surpreende-te nos semáforos de Portugal