Se estás a pensar que se trata do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ou do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estás enganado... É um aeroporto português, mas não fica em Portugal Continental.


Aquele que foi considerado, esta quarta-feira, o "Melhor Aeroporto Europeu 2023", no Jantar de Gala da Airports Council International Europe (ACI-Europe), que decorreu em Barcelona, localiza-se numa região autónoma.


E trata-se do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo! Este aeroporto português foi distinguido como o "Melhor Aeroporto Europeu 2023" na categoria de menos de 5 milhões de passageiros.



O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, também saiu deste Jantar de Gala da ACI-Europe com uma distinção, uma vez que é "fortemente recomendado", na categoria de 10-25 milhões de passageiros.


Nesta gala, foram distinguidos os serviços aeroportuários e aeroportos que mais se destacaram na Europa.


O setor aeroportuário distinguiu o aeroporto da Madeira como o melhor da Europa, uma vez que houve uma recuperação de tráfego da VINCI Airports, que recebeu mais de 4 milhões de passageiros em 2022, "um máximo histórico do aeroporto", tal como escreveu o Diário de Notícias.


Este mesmo prémio "reconhece a liderança ambiental da VINCI Airports, com a certificação ACA 4+ obtida no Aeroporto da Madeira e em todos os outros aeroportos de Portugal, que se torna assim o primeiro país da União Europeia a ter todo o seu sistema aeroportuário (10 aeroportos) certificado pela ACA 4+".


A abertura de mais rotas, contabilizando-se, atualmente, 59, para Budapeste, Paris, Valência, Málaga, Milão, Roma e Nova Iorque, pesou também na atribuição deste prémio.


Seja este prémio ou outra qualquer distinção para o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por vários trabalhadores.